sexta-feira, 11 de junho de 2010

Assinado protocolo para nova campanha de adesão ao Centro de Arbitragem do CIAB


A Câmara Municipal de Esposende procedeu, no dia 8 de Junho, em cerimónia que decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, à assinatura de um protocolo de colaboração com o Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (CIAB), Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), Direcção Geral do Consumidor e Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios, com vista à realização de uma campanha de adesões plenas do aparelho comercial do Município à Arbitragem de Consumo protagonizada pelo CIAB.
Este protocolo surge na sequência de uma parceria iniciada em 2002 e de campanha idêntica realizada em 2004, como assinalou o Vice-Presidente da Autarquia, que traçou balanço positivo desta colaboração, que se traduz em 131 processos de reclamação resolvidos até 2009 e em 718 processos de informação despachados.

Benjamim Pereira referiu que o CIAB é um importante instrumento para a credibilização e segurança quer de comerciantes quer de clientes, apontando a facilidade de resolução de hipotéticos conflitos como gerador de dinâmica comercial. Salientou a importância deste novo protocolo, que apontou como “um novo impulso” face a um cenário comercial muito volátil e referiu a necessidade de dar a conhecer o projecto aos novos comerciantes e aos clientes do comércio esposendense. Em nome da Câmara Municipal, Benjamim Pereira deixou ainda uma palavra de felicitação à ACICE pelo “excelente trabalho” que tem vindo a desenvolver nos diversos domínios.
Por seu lado, o Presidente do CIAB referiu que face a “dinâmicas de comércio e de consumo cada vez mais exigentes”, assume particular importância este “instrumento valioso”, que pretende “fortalecer a relação de confiança” entre os comerciantes e clientes. Vitor Sousa realçou que o papel do CIAB não se esgota no domínio da actividade comercial, alargando a sua acção à área da prestação de serviços onde a relação de proximidade entre fornecedor e cliente é mais difícil e mais distante.
Em representação da Direcção Geral do Consumidor e do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça, Carmen Henriques, enalteceu o trabalho do CIAB e da Câmara Municipal de Esposende na mediação e resolução de conflitos de consumo e destacou a importância destas medidas de “resolução alternativa de litígios”. Para esta responsável, o aparelho comercial de Esposende sai a ganhar com a adesão ao Centro de Arbitragem, entendida como um “sinal de confiança para os clientes”.

O Presidente da ACICE manifestou satisfação face a esta nova campanha de adesões plenas, considerando que, para além de estarem atentas à qualidade dos seus bens e serviços, ao aderirem ao Centro de Arbitragem as empresas “transmitem uma imagem de confiança e qualidade, uma vez que se comprometem, de forma simples e rápida, a solucionar os eventuais conflitos que possam surgir, através do recurso à mediação promovida pelo CIAB”.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Esposende - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas


Autor: Autovisão

quinta-feira, 10 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Uma boa notícia, se for verdade"

"Sempre gostei da beira-mar, e concretamente da região situada entre os rios Cávado e Neiva, onde nasci e cresci… É uma pequena “mesopotâmia”, isto é, um território rico em paisagem e história, situado “entre dois rios”, sendo só eles suficiente motivo para querer viver à beira-mar.