O desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente” voltou hoje a encher de cor e animação as ruas de Esposende, na celebração da sua 25.ª edição, este ano dedicada ao tema “Povos e Tradições do Mundo”. A iniciativa, promovida pelo Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, reuniu quase mil figurantes e atraiu milhares de pessoas ao longo do percurso.
Participaram no cortejo crianças, idosos, docentes, pessoal não docente e utentes de 17 estabelecimentos de ensino e instituições do concelho, num desfile que aliou o espírito carnavalesco à sensibilização ambiental.
Integrado no Programa de Educação para a Sustentabilidade, o evento procura transmitir, de forma lúdica e pedagógica, mensagens de promoção da consciência ambiental e da adoção de comportamentos sustentáveis, em particular no que se refere à gestão dos resíduos urbanos, promovendo a aplicação da Política dos 3 R’s — redução, reutilização e reciclagem.
Os participantes apresentaram trajes coloridos e criativos, com especial destaque para as diferentes tradições e vivências culturais do nosso país, elaborados maioritariamente com materiais reutilizados e reciclados, refletindo o envolvimento das escolas e das instituições locais na preparação do desfile e na abordagem da temática ambiental. Contou-se igualmente com o envolvimento dos pais de alguns alunos, que colaboraram na confeção dos trajes.
O desfile "Fantasia Ambiente" realizou-se uma semana após a data inicialmente agendada, devido ao mau tempo, e pretende evidenciar o espírito do Carnaval, da mesma forma que o desfile que percorreu a marginal, na passada terça-feira, ou o corso que mais uma vez animou Rio de Moinhos, no domingo.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Silva, destacou a “forte adesão do público” e sublinhou que este tipo de iniciativas “contribui para a promoção
do território e da cultura local”. Destacou igualmente a importância de uma mudança de mentalidades no que se refere à utilização sustentável dos recursos.
O desfile “Fantasia Ambiente” é já uma das principais tradições culturais do concelho, associando a celebração do Carnaval à educação ambiental e ao convívio intergeracional.





