O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolheu no passado sábado, dia 28 de novembro, a apresentação do livro “O Passado Revisitado”, da autoria de Francisco Brás Marques. Esta obra dá continuidade ao trabalho de estudo e divulgação de livros raros pertencentes à vasta biblioteca do autor esposendense.
A sessão contou com a presença de diversas entidades e personalidades, tendo a apresentação da obra ficado a cargo de Eugénio Campos Ferreira, Professor Catedrático de Engenharia Biológica na Universidade do Minho, autor de mais de duzentos artigos científicos e treze livros.
Eugénio Campos Ferreira classificou o autor como “colecionador criterioso e leitor incansável que demonstra, através destas obras, que a sua biblioteca é muito mais que um acervo privado. É um lugar onde a leitura se transforma em conhecimento e onde o conhecimento se converte em serviço público”.
“Em ‘O Passado Revisitado’, cada capítulo parte de um livro concreto, mas desemboca numa reflexão mais ampla sobre a história portuguesa, sobre o humanismo europeu e sobre a circulação das ideias entre civilizações”, sustentou Eugénio Campos Ferreira, sublinhando que “esta obra dialoga com a grande tradição humanista portuguesa”.
Francisco Brás Marques perorou sobre as investigações do livro “O passado Revisitado”, estre as quais a que se refere sobre a origem do topónimo Esposende até à criação da identidade geográfica política e religiosa do concelho.
Agradecendo toda a disponibilidade do Município de Esposende e do apresentador da obra, Francisco Brás Marques manifestou o propósito e continuar a aprofundar e partilhar o conhecimento sobre Esposende.
A Vereadora da Cultura, da Câmara Municipal de Esposende, Paula Cepa, destacou “a paixão, eruditismo, conhecimento da história e da cultura portuguesas, expressos na sua vasta e preciosa coleção que são um verdadeiro tesouro para a nossa comunidade”.
Assim, Paula Cepa lembrou que esta obra completa a sua já conceituada coleção ‘Alguns Livros da Minha Biblioteca e outras histórias‘ que tem desvendado "através de estudos bibliográficos de investigação local, tesouros literários e factos da nossa memória coletiva”. Por isso, toda a dedicação de Francisco Brás Marques “merece o mais profundo reconhecimento do Município de Esposende.
O Município de Esposende congratula-se com esta nova publicação de Francisco Brás Marques, destacando o contributo relevante do autor para o conhecimento e valorização da história e cultura portuguesas, bem como para a preservação do património bibliográfico.
Francisco Brás Marques é reconhecido como um notável bibliófilo esposendense, detentor de uma impressionante coleção de obras dedicadas à história e cultura de Portugal, incluindo incunábulos e edições raras dos séculos XVI e XVII. A partir deste espólio, tem desenvolvido e publicado estudos bibliográficos no âmbito da coleção agora enriquecida com esta nova obra. Em janeiro deste ano, o autor apresentou, no mesmo espaço municipal, o volume IX da série, dedicado aos 500 anos de Camões.
Advogado de profissão, Francisco Brás Marques tem igualmente um percurso marcado pelo envolvimento cívico, social e político. Após o 25 de Abril de 1974, integrou a Comissão Administrativa responsável pela governação do concelho e, em 1975, foi candidato à Assembleia Constituinte pelo distrito de Braga. Posteriormente, presidiu à Comissão Administrativa, em colaboração com representantes do PPD e do PS. Em reconhecimento do seu contributo para o concelho e para a cultura, o Município de Esposende distinguiu-o, em 2025, com a Medalha de Honra.
Com esta nova publicação, Esposende reafirma a sua vitalidade cultural e o Município destaca, uma vez mais, a importância de autores locais cujo trabalho contribui de forma significativa para o enriquecimento do conhecimento histórico.
