quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Município de Esposende retoma segunda fase das obras do Parque da Cidade

 


O Município de Esposende retomou, no passado dia 2 de dezembro, os trabalhos referentes à segunda fase das obras do Parque da Cidade, após uma interrupção iniciada em agosto, motivada por uma providência cautelar interposta por um dos proprietários.
A segunda fase da empreitada, iniciada em junho de 2025 e com conclusão prevista para agosto de 2026, contempla diversos trabalhos estruturantes, nomeadamente limpezas, execução de estacas de suporte aos passadiços, criação de caminhos de saibro, construção de pontes, ciclovia, aplicação de betuminosos e realização de plantações.
Para ultrapassar o constrangimento jurídico que levou à suspensão temporária da obra, o Município avançou, no final de novembro, para a posse administrativa de seis parcelas localizadas fora da área do DPH-Domínio Público Hídrico. Estas parcelas foram expropriadas por declaração de utilidade pública, permitindo assim a reativação dos trabalhos no terreno.
Recorde-se que a cerimónia de colocação da primeira pedra do Parque da Cidade de Esposende decorreu em abril de 2024 e foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro. O futuro parque abrangerá cerca de 30 hectares de fruição pública nas margens do rio Cávado, integrando percursos pedonais e cicláveis, espaços para eventos ao ar livre, postos de interpretação ambiental, pontos de observação de avifauna, parque de merendas, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano.
Com um investimento de cerca de 4 milhões de euros, para a segunda fase, ao qual se soma o montante referente à aquisição dos terrenos, o Parque da Cidade é um projeto destinado a qualificar e transformar a frente ribeirinha, conferindo-lhe uma imagem mais harmoniosa, integrada e vocacionada para o usufruto público.