quinta-feira, 3 de julho de 2025

Projeto “Ginja” promove competências socioemocionais entre os alunos de Esposende

 

Município aposta na educação emocional desde a infância como base para o sucesso escolar e bem-estar mental

O Município de Esposende está a implementar, ao longo do presente ano letivo, o programa de educação socioemocional “Ginja”, dirigido às crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho. A iniciativa insere-se no âmbito do projeto Sucesso para Todos, que visa a promoção do sucesso educativo e do bem-estar emocional da comunidade escolar.

 

Assente em evidência científica atual sobre o desenvolvimento emocional, o programa “Ginja” tem como principal objetivo ajudar as crianças a reconhecer, compreender e expressar as suas emoções de forma saudável e construtiva. Através de uma abordagem lúdica e pedagógica, o projeto visa desenvolver competências essenciais como a empatia, a autorregulação e a resiliência, que são fundamentais tanto para o percurso escolar como para a saúde mental a longo prazo.

 

As sessões são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar de psicólogos do Município, em regime de coadjuvação curricular, e integram um conjunto de atividades criativas, como músicas, expressão plástica, vídeos educativos com personagens animadas (sendo o “Ginja” o protagonista), e perguntas orientadoras como “Como te sentes hoje?”. Ao todo, cada turma beneficia de 14 sessões, com cerca de 60 minutos cada, abrangendo um universo de 223 alunos entre os 3 e os 11 anos de idade.

 

Além do trabalho direto com os alunos, o programa envolve também as famílias no processo de desenvolvimento socioemocional, criando uma rede de suporte mais alargada e consistente. O impacto do projeto já é visível, com diversos relatos de crianças que demonstram elevada inteligência emocional e capacidade de autorregulação.

 

A aposta do Município de Esposende em programas como o “Ginja” reforça o seu compromisso com a promoção da saúde mental desde a infância, reconhecendo o papel crucial que as emoções desempenham no sucesso académico e na construção de uma sociedade mais equilibrada, inclusiva e saudável.