quinta-feira, 17 de julho de 2025

Arquivo Municipal assinala 40 anos a coligir documentos

O Arquivo Municipal de Esposende assinalou o 40.º aniversário, com a abertura da exposição “40 anos de Serviço de Arquivo: Evolução da Gestão de Informação Municipal”. Uma tertúlia com funcionários que estiveram no início de funções do serviço permitiu perceber o processo evolutivo da preservação da documentação.

O Serviço de Arquivo da Câmara Municipal de Esposende foi constituído em 1985, enquanto setor orgânico que preserva e guarda toda a documentação acumulada do Município, perpetuando a memória desta evolução.

A legislação publicada após o 25 de Abril de 1974, para regular esta área e a evolução tecnológica foram responsáveis pelas grandes mudanças operadas. No percurso de aperfeiçoamento e modernização da administração autárquica, com a formação contínua dos seus trabalhadores e da reestruturação da organização e funcionamento dos serviços técnico-administrativos, foram introduzidas alterações nas orgânicas municipais, muito por vias da informatização.

Na exposição que permanece patente no Arquivo Municipal, os visitantes podem encontrar utensílios descontinuados e documentos criados pelos trabalhadores do Município que constituem testemunhos dos desafios e vivências da evolução tecnológica e organizacional dos serviços municipais.

Figuram entre estas peças rara, o primeiro computador do serviço, adquirido em 1984, máquinas de escrever, carimbos e chapas identificadoras, assim como documentação produzida.

Ao assinalar os 40 anos do serviço de Arquivo, foi proporcionada a oportunidade de conhecer alguns dos momentos marcantes dos serviços municipais. Manuel da Silva Costa, que desenvolveu a sua atividade profissional no município, entre 1966 e 1997, Manuel Miranda que foi o primeiro informático da Câmara Municipal de Esposende lembraram os processos que assistiram ao início da catalogação e arquivo de documentos, vincando a reestruturação introduzida pelo 25 abril e os primórdios da

informática, em que o objetivo não era desmaterialização, mas imprimir os documentos anteriormente manuscritos.

O Serviço de Arquivo do Município de Esposende está, há 3 anos, sediado no antigo quartel da GNR, depois de ter ocupado a cave dos Paços do Concelho. Reúne documentação de natureza administrativa e histórica, proveniente dos diferentes serviços municipais e de outros organismos do concelho. O catálogo on-line do Arquivo Municipal pode ser consultado em: https://arquivo.cm-esposende.pt/