Na mais recente reunião da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), realizada a 4 de fevereiro de 2025, foi aprovado o Relatório Anual de Atividades referente ao ano de 2024. Este documento reflete os avanços significativos, registados na gestão e valorização deste espaço natural, essenciais para a preservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável da região.
O Relatório Anual de Atividades de 2024, da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), destaca o alargamento do compromisso desta Comissão com a preservação da integridade dos ecossistemas, o envolvimento das comunidades locais e o desenvolvimento de estratégias que permitem a valorização dos recursos naturais da região. A coesão territorial e a garantia de perenidade dos ativos naturais deste importante parque natural são desígnios que a Comissão de Cogestão continuará a promover, em estreita colaboração com todas as partes interessadas.
O modelo de cogestão das áreas protegidas concretiza o princípio de participação dos órgãos municipais na gestão destes territórios entrou em vigor em 2019 e tem desempenhado um papel crucial na estratégia de conservação da natureza, integrando a participação ativa dos municípios, das entidades ambientais e científicas e da sociedade civil, na gestão das áreas protegidas. Este modelo, que já foi preconizado em diversos instrumentos legais, nomeadamente na Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030, tem como objetivo a promoção de uma gestão mais descentralizada e próxima das comunidades locais, com foco na sustentabilidade e na valorização dos recursos naturais.
A Comissão de Cogestão do PNLN, composta pela Autoridade Nacional para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNF), pelo Município de Esposende – que preside a Comissão - e que nesta reunião foi representado pelo Vereador Sérgio Mano, pela empresa municipal Esposende Ambiente, pela Universidade do Minho, pela CCDR-N e por representantes de Associações Não-Governamentais de Defesa do Ambiente, tem trabalhado de forma colaborativa para implementar ações prioritárias, com ênfase na conservação, promoção, sensibilização e comunicação sobre a importância da conservação e do uso sustentável do território.
A atividade da Comissão pode ser acompanhada em
https://cogestao.esposende.pt/