ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 12 de junho de 2024

Esposende convida a descobrir património cultural do concelho nas Jornadas Europeias de Arqueologia

 

 

14, 15 e 16 de junho

 

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende vai participar nas Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) 2024, que decorrem entre os dias 14 e 16 de junho, numa iniciativa conjunta que reúne mais de 46 países europeus. São coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives e pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural.

A programação arranca na sexta-feira, dia 14 de junho, no Centro Interpretativo de S. Lourenço, com a apresentação, ao longo no dia, do projeto europeu SciArt, do programa Erasmus+, cujo objetivo é melhorar as competências dos alunos do século XXI, através de uma abordagem STEAM inovadora e inclusiva em artefactos do Património Cultural.

No sábado, dia 15 de junho, pelas 15h00, no Forte de S. João Baptista, decorrerá uma apresentação, onde o público irá ficar a conhecer os trabalhos mais recentes ou em curso, em diferentes sítios arqueológicos costeiros de Esposende, alguns até agora desconhecidos. Será uma oportunidade para descobrir aspetos do naufrágio quinhentista de Belinho e conhecer resultados das escavações arqueológicas em curso na envolvente do Forte de S. João Baptista.

 

Já no último dia, domingo, dia 16 de junho, pelas 8h30, no Castro de S. Lourenço, terá lugar uma atividade de observação de aves, inspirada na singularidade do património cultural, sob orientação de Carlos Rio, fotógrafo de vida selvagem. O ponto de partida acontecerá no Centro Interpretativo de S. Lourenço, com uma abordagem sobre as espécies que habitam este território, desde a sua ocupação, seguindo-se o percurso nas imediações do Castro, onde será feita a observação de espécies que ainda hoje lá ocorrem.

 

Todas as iniciativas têm entrada gratuita, podendo a programação ser consultada na agenda online do Município de Esposende (https://www.municipio.esposende.pt/viver/eventos), ou na página oficial das JEA, da Direção-Geral do Património Cultural.

 

Com a adesão às Jornadas Europeias de Arqueologia e a realização destas iniciativas o Município pretende contribuir para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere à contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, à valorização da diversidade cultural, para além da consolidação dos esforços para proteção e salvaguarda do Património Cultural.

 

Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.

Nenhum comentário:

Postar um comentário