quarta-feira, 29 de maio de 2024

Município de Esposende garante condições para usufruto da época balnear

 


Com a aproximação da abertura da época balnear, o Município de Esposende toma as necessárias providências para que todas as condições estejam garantidas de forma a assegurar o bem-estar e segurança dos veraneantes.

 

É neste contexto que, anualmente neste período, e no âmbito de um alargado leque de ações, a autarquia assegura os recursos financeiros para a realização de ações de limpeza dos sanitários de apoio às praias, bem como do Castro de Lourenço, em Vila Chã.

 

Neste sentido, e de acordo com deliberação hoje aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade, o Município delega essa tarefa nas respetivas Juntas e Uniões de Freguesia, num investimento global de 47.740 euros, que abrange os encargos com os recursos humanos e material de limpeza.

 

Assim, para a Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão e para a Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferido o montante, em partes iguais, de 19.250 euros. Para a Junta da União de Freguesias de Belinho e Mar, Junta de Freguesia de Antas e Junta de Freguesia de Vila Chã é concedida, a cada uma, a verba de 3.080 euros.

 

Sendo as Uniões e Juntas de Freguesia as entidades que, no território, se encontram mais próximas, o Município tem optado por delegar nestas autarquias a execução das necessárias tarefas de manutenção e higienização dos equipamentos sanitários de apoio às praias e ao Castro de S. Lourenço, garantindo, de forma mais ágil e eficiente, a satisfação das necessidades e expectativas dos cidadãos, neste caso dos banhistas.

 

Com uma extensão de linha de costa de aproximadamente 18 quilómetros, o concelho de Esposende, incontornavelmente um destino de praia de excelência, regista elevada procura na época balnear, tal como sucede com o Castro de S. Lourenço. No âmbito das suas competências, o Município assegura a valorização dos recursos do litoral e a sua sustentabilidade, promovendo também a boa utilização dos recursos e dos equipamentos de apoio ao usufruto das condições naturais do território. Esta estratégia enquadra-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário