sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Município de Esposende promove a campanha “Novembro Branco” no combate à violência contra as mulheres

 

No âmbito do Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, o Município leva a efeito, pelo 8º ano consecutivo, a campanha “Novembro Branco”, numa iniciativa de não legitimação da desigualdade de género e violência contra as mulheres, este ano, novamente, com o mote ponto final.

Através da sua estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica - o “Espaço Bem Me Querem”, o Município de Esposende apela àcomunidade escolar para participar numa campanha simbólica, dando voz às atividades do Novembro Branco.

Para envolver ativamente toda a comunidade, em particular os/as estudantes, pequenas estruturas com caixas vermelhas estão instaladas nas escolas do concelho, nomeadamente no Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, na Escola Secundária Henrique Medina e na Escola Profissional de Esposende.

Nestas caixas, poderão ser deixadas mensagens em papel, para expressão de pensamentos, testemunhos, apoio e compromisso na luta contra a violência contra as mulheres.

A caixa funcionará como uma tômbola, em formato de laço, sendo a cor vermelha do interior representativado sangue e sofrimento das mulheres vítimas de violência. Este laço irá mudar de cor à medida que for preenchido com as mensagens deixadas pelos alunos/as, como se cada voz gritasse um “ponto final” para a dor nestas vítimas - um pequeno contributo para a construção da paz na vida de cada uma destas mulheres.

A campanha, desenvolvida no mês de novembro, pretende dar destaque ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher que se celebra anualmente no dia 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas, em todos os países, para sua erradicação.

De acordo com as mais recentes notícias, a Violência Doméstica está no topo dos crimes mais praticados em Portugal, com registo de 85 vítimas por dia.Até final de setembro, foram registadas 23306 queixas, o valor mais alto dos últimos três anos.

A Câmara Municipal de Esposende tem ao serviço da comunidade uma estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica que tem como objetivo o atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico das vítimas e seus familiares, no sentido da construção de um novo projeto de vida afastado da violência.

O Espaço Bem me Querem funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, na Câmara Municipal de Esposende, edifício da Divisão da Coesão Social | Serviço de Cidadania e Igualdade, sito na Rua Narciso Ferreira n.º 108 R/Chão 4740-281 Esposende.

Através da dinamização desta campanha, o Município está a contribuir para o cumprimento das metas plasmadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, nomeadamente no que diz respeito ao ODS 5 – Igualdade de Género.

Nenhum comentário:

Postar um comentário