ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Dia Mundial do Turismo

 

Município de Esposende assinala

Dia Mundial do Turismo

As comemorações do Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, ficam assinaladas, em Esposende, pela realização de um workshop sobre “Turismo Criativo e Desenvolvimento Local”. Porém, no dia 29, a temática volta a marcar a agenda, com a apresentação dos projetos do Município de Esposende, relacionados com o Plano de Ação e Comunicação do destino.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro e este ano aborda a temática do "Turismo e Investimentos Verdes", destacada pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

Durante a manhã do dia 27 de setembro realizar-se-á no Centro Cultural de Forjães, um workshop sobre “Turismo Criativo e Desenvolvimento Local”, uma parceira do Município de Esposende com o LAB2PT, da Universidade do Minho. As sessões serão vocacionadas para o desenvolvimento do turismo criativo, nomeadamente, para as boas práticas em turismo criativo e a metodologia adotada pelo Projeto CREATOUR.

A sessão conta com a presença de Paula Remoaldo (Lab2PT, Universidade do Minho), Sérgio Mano (Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende), tendo num primeiro painel as participações de Tiago Castro (CES – Universidade de Coimbra) e Sílvia Silva (CES – Universidade de Coimbra) e, na segunda sessão, será dado a conhecer o projeto "Encontrarte em Amares", seguindo-se uma visita comentada ao Centro Interpretativo do Junco.

No dia 29 de setembro realiza-se, às 10 horas, no Auditório do Centro de Informação Turística de Esposende, uma sessão direcionada para a apresentação de projetos do Município de Esposende relacionados com o Plano de Ação e Comunicação das experiências do destino. Os presentes terão oportunidade de assistir à apresentação do

“Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende”, do projeto “Explore Esposende“ (Minho Tourism Design Experience), e à versão atualizada do projeto “Esposende Virtual”.

O Dia Mundial do Turismo 2023 convoca a comunidade internacional, os governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado, no sentido de todos se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento em turismo.

Esta ação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027 e converge para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário