Bombeiros e Paróquia de Mar recebem apoios do Município
no montante de 140 000 euros
Na reunião de
Câmara realizada ontem, 27 de julho, o Município de Esposende aprovou, por
unanimidade, a atribuição de apoios financeiros à Fábrica da Igreja Paroquial
de S. Bartolomeu do Mar e às corporações de Bombeiros Voluntários do concelho,
no montante global de 140 000 euros.
No caso da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Mar, foi atribuído um apoio financeiro no montante de 100 000 euros, destinado a ajudar a custear a execução de trabalhos de reabilitação do edifício do Salão Paroquial, cujo custo global está estimado em mais de 200 000 euros. A intervenção visa a melhoria das condições de segurança do edifício, bem como a dotar o espaço de condições que permitam um melhor desenvolvimento de ações e iniciativas religiosas. Considerando que está em causa um trabalho de relevante alcance social, proximidade e de inegável interesse para os paroquianos de S. Bartolomeu do Mar, o Município entendeu contribuir para a realização das necessárias obras.
Nesta reunião foi também deliberado atribuir um apoio financeiro de 20 000 euros a cada uma das corporações de bombeiros concelhias, nomeadamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e à Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão. Recorde-se que, em 2022, o Município aumentou de 17 500 para 20 000 este apoio anual, considerando a escalada no preço de alguns bens essenciais, nomeadamente os combustíveis. Um reforço sustentado pelas dificuldades acrescidas às atividades diárias destas associações, que têm sido afetadas na sua estabilidade financeira, por força de um conjunto de alterações na legislação que enquadra a sua atividade.
De modo que estas condicionantes não sejam, de alguma forma, limitativas do excelente desempenho que ambas as corporações têm tido ao longo dos anos, no serviço que prestam às populações do concelho, o Município reforçou e mantém este apoio anual.
Para além disso, o Município, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, continua a atender às mais variadas solicitações de apoio por parte dos bombeiros, nomeadamente na aquisição de viaturas, material e equipamentos, garantindo ainda a comparticipação dos custos operacionais das Equipas de Intervenção Permanente, (EIPs), da recolha de animais feridos (BV Fão) e da limpeza de vias, bem como o pagamento dos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e embarcações, além de apoios para incentivar o voluntariado, entre outros de caráter extraordinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário