Esposende promove Fórum Internacional de Arte e Comunidade nos dias 11 e 12 de novembro
O Município de Esposende vai realizar, nos próximos dias 11 e 12 de novembro, o Fórum Internacional de Arte e Comunidade (FIAC), proporcionando a apresentação, discussão e reflexão sobre as pujantes práticas artísticas comunitárias contemporâneas, nacionais e internacionais, e a sua relação com as questões ambientais.
O evento, que conta com a curadoria de Hugo Cruz, consultor do Programa Municipal de Arte Comunitária de Esposende, terá como palco principal o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, e contará com a participação de especialistas de referência nacional e internacional nas áreas da Arte, Comunidade e Ambiente, oriundos de contextos diferenciados entre Portugal, Espanha, Brasil e Inglaterra.
O primeiro dia será dedicado ao seminário “Arte, comunidade e ambiente: diálogos para hoje”, que pretende ser um espaço de celebração dos diferentes protagonistas que têm potenciado estes processos artísticos e de cidadania. A sessão de abertura, prevista para as 9h30, contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
No dia 12, no período da manhã, terá lugar a atividade “VERDE ADENTRO — comida bravia nas margens do rio Neiva”, que consistirá numa caminhada de identificação e recoleção de plantas espontâneas comestíveis e confeção coletiva de uma refeição silvestre simples, em fogo-de-chão, seguida de almoço e conversa promovida pela Recoletora, com o apoio da Associação Rio Neiva.
Já no período da tarde, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, decorrerá a apresentação do livro “AMAReMAR - IMPRESSÕES . ARTE . COMUNIDADE .”, coordenado por Hugo Cruz e com ilustrações de Joana de Rosa, uma publicação onde as imagens e os testemunhos de quem deu vida ao projeto AMAReMAR, desde a sua fundação, são partilhados com o público e assim se perpetuam. Terá também lugar a apresentação do trabalho discográfico “Restinga”, editado no âmbito do Programa Municipal de Arte Comunitária – Esposende, que contará com a performance musical de diversos elementos da comunidade que integram a produção, com direção artística de Filipe Miranda e João Miguel Fernandes. Ainda na tarde do dia 12, terá lugar a apresentação final da oficina de percussão “Basket Beat”, que decorrerá ao longo dos dois dias do Fórum, no Polidesportivo da Escola Básica António Correia de Oliveira, sob a orientação de Josep Borràs, de Espanha.
Ao longo dos últimos anos, o território de Esposende tem vindo a desenvolver um trabalho em rede, formal e informal, com diferentes dispositivos participativos, que, de forma estruturada, tem permitido um diálogo profundo entre arte e comunidades locais. Neste contexto, a promoção deste Fórum assume grande relevância para o Município de Esposende, entre outros motivos, pelo facto de dinamizar, desde 2015, o projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade. Trata-se de um projeto aberto a todas as idades, de acesso gratuito e que consiste numa proposta de intervenção social através de práticas artísticas, tendo como premissa a importância da educação e da cultura na formação integral do indivíduo e do coletivo, como verdadeiros instrumentos de coesão social.
A participação no Fórum Internacional de Arte e Comunidade é gratuita, contudo carece de inscrição, através do endereço www.eventos.esposende.pt. Mais informações disponíveis em www.municipio.esposende.pt/p/fiac.
Este evento é cofinanciado pelo Programa Cultura Para Todos (Norte 2020) e enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O Serviço de Comunicação e Imagem da CME
Nenhum comentário:
Postar um comentário