ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Dia Mundial do Turismo

 


Esposende assinala Dia Mundial

do Turismo com experiências únicas

O Município de Esposende pretende assinalar o Dia Mundial do Turismo com a realização de um conjunto de atividades que possam proporcionar experiências diferenciadoras, compartilhando e contribuindo, assim, para a visão de sustentabilidade, inclusão e resiliência no turismo. Envolvendo autarquia, empresas e comunidades locais, os dias 26 e 27 acolhem iniciativas que projetam os produtos endógenos, promovem-se experiências criativas, no Centro Interpretativo do Junco e no Parque Temático dos Moinhos de Abelheira.

A relevância do turismo nunca foi tão clara e este é momento de repensar a forma como fazemos turismo. Por isso, o Dia Mundial do Turismo deste ano atenta à recuperação que está a incidir sobre o setor, complementada por um reconhecimento político e público sem precedentes que implica uma visão compartilhada de todos os agentes, visando um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Assim, a programação do Município de Esposende para assinalar a data pretende valorizar as tradições e as profissões locais e preservar o património industrial, associado às práticas artesanais do fabrico do pão e dos trabalhos em junco.

Por isso, a programação entronca nas Jornadas Europeias do Património 2022 que decorrem a 23, 24 e 25 de setembro, este ano subordinadas ao Património Sustentável e que têm como principal desígnio explorar medidas que possam ser adotadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu, no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental.

Assim, no dia 26, pelas 10 horas, será apresentado, no Centro de Informação Turística, o livro “Portugal e o Turismo” edição coordenada por Luís Pestana Mourão, Jorge Pinto e Luís Ferreira. Segue-se a apresentação do Projeto Referencial Gastronómico de Esposende, pela Confraria de Gastrónomos do Minho.

No dia 27, as atividades desenrolam-se no terreno, com a atividade “Moleiro por um Dia”, pelas 10 horas, nos moinhos de Abelheira, Marinhas, onde os participantes poderão experienciar o processo de farinação, através da visita a um engenho eólico de moagem, assistir ao fabrico de pão e, por fim, experimentar a sua degustação.

Neste mesmo espaço com vista privilegiada para o Atlântico realiza-se a degustação de “Gastronomia sustentável”. O projeto “Eslocal” terá o seu espaço disponível para a execução de uma refeição sustentável (KMO) e degustação da mesma em pleno Parque Temático dos Moinhos de Abelheira.

Às 15 horas,  numa lógica de preservação, demonstração, cocriação e comunicação, será levada a cabo a atividade de trabalho do junco no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães.

O Dia Mundial do Turismo é sempre uma data oportuna para promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico desta atividade e o seu contributo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas – em especial os Objetivos 1 (combate à pobreza), 5 (igualdade de género), 8 (trabalho digno e crescimento económico) e 10 (redução das desigualdades).

Esta ação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2018-2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário