ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Largo Rodrigues Sampaio

 

Retomadas obras de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio

 

Foram retomadas, esta semana, as obras da intervenção de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio e zona envolvente, conforme tinha sido garantido pelo Município de Esposende. 

Depois de concluída a primeira fase da intervenção, que se centrou na requalificação da Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires, cuja reabertura ao trânsito ocorreu no passado dia 30 de julho, a Câmara Municipal dá, assim, continuidade aos trabalhos de requalificação da zona central da cidade, aproveitando a oportunidade de financiamento do PARU - Plano de Ação para a Regeneração Urbana. 

Traduzindo-se num investimento de cerca de 1 milhão e 250 mil euros, a requalificação do Largo Rodrigues Sampaio privilegia a mobilidade sustentável, pedonal e ciclável, além de contemplar o reordenamento do trânsito e reformulação dos espaços, procurando o desenvolvimento harmonioso e a dinamização económica e turística, eliminando barreiras arquitetónicas.

 

O Largo Rodrigues Sampaio situa-se no núcleo urbano central da cidade de Esposende, em estreita ligação à frente ribeirinha e com toda a cidade, assumindo um papel de grande relevância, acolhendo várias esculturas e a realização de atividades lúdicas e culturais de grande importância para a vitalidade económica e social da cidade. O objetivo da intervenção passa, assim, por renovar este espaço, apresentando uma imagem mais atrativa e em consonância com a imagem que se quer para a zona central da cidade.

 

Considerando que a concretização desta empreitada acarreta transtornos e condicionalismos diversos, a Câmara Municipal procurou minimizar essas contrariedades, executando a obra em duas fases, suspendendo os trabalhos durante o período de verão, numa perspetiva de salvaguarda dos interesses dos comerciantes locais e por se tratar de um período de maior afluência de pessoas à cidade. Pretendeu-se, por isso, manter o Largo Rodrigues Sampaio acessível, proporcionando a fruição deste espaço.

 

A segunda fase da obra deverá estar concluída em junho de 2023. O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, agradece e apela à compreensão e colaboração dos moradores durante o período em que decorrem os trabalhos e reitera que todos ficarão a ganhar com as melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário