ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 30 de novembro de 2021

Câmara Municipal e Lions Clube de Esposende

 


Câmara Municipal e Lions Clube de Esposende em ação de arborização urbana

 

O Lions Clube de Esposende, em articulação com o Município de Esposende levou a cabo uma ação de reflorestação, de uma pequena mancha de floresta urbana, num espaço público, na União de Freguesias de Esposende Marinhas e Gandra. Ao plantar 15 exemplares de pinheiro manso pretende-se impulsionar o aumento das áreas verdes no concelho de Esposende.

 

A defesa das causas ambientais tem sido um dos desígnios comuns às duas entidades que optaram pela espécie melhor indicada para o espaço que outrora tinha exemplares de pinheiro-bravo já com alguns sinais de decrepitude.

Na iniciativa marcaram presença o vereador do Pelouro da Floresta, Guilherme Emílio e a presidente do Lions Clube de Esposende, Licínia de Paula que tiveram a oportunidade de contribuir com a plantação de árvores, tendo afirmado, na ocasião, que o estabelecimento de mais parcerias será uma possibilidade futura.

Com estas ações relembra-se, também, que esta é a época mais indicada para as plantações das espécies arbóreas, quer na floresta, quer nos outros espaços verdes. A escolha das espécies deverá, sempre que possível, favorecer a escolha das espécies autóctones, ou se tal não for possível, escolher as espécies que melhor se adaptam às exigências edafoclimáticas, com poucas necessidades de rega, evitando ainda a escolha de todas as plantas que integrem a lista de espécies invasoras em Portugal.

A presente ação tem subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário