Município
de Esposende promove cooperação em contexto escolar
No
âmbito do Projeto Rumo ao Sucesso, inserido no Plano Integrado e Inovador de
Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal
do Cávado (CIM Cávado), a equipa multidisciplinar do Município de Esposende
participou nas ações enquadradas no projeto da CIM Cávado denominado “Capacitação
e Inovação na Rede Educativa do Cávado”, tendo em linha de conta as
necessidades e expetativas formativas dos técnicos que intervêm no contexto
educativo do concelho de Esposende.
A Vereadora da Educação, Angélica Cruz, enalteceu esta iniciativa de capacitação
institucional, “pelas potencialidades da mediação em contexto educativo,
contribuindo para a criação de relações mais cooperativas no contexto escolar,
proporcionando condições favoráveis às aprendizagens e ao sucesso educativo dos
alunos”.
Do trabalho desenvolvido, destaca-se
o módulo subordinado ao tema da mediação escolar e sociofamiliar, tendo sido
abordadas metodologias para a gestão positiva de conflitos e a gestão para a
convivência. Foram apresentadas estratégias de mediação e técnicas de
comunicação e de facilitação do diálogo, com recurso a partilha de experiências
e a casos práticos.
Já na ação de Capacitação Institucional, dirigida a psicólogos e técnicos de educação,
foram abordados os temas da mediação educativa, coaching parental e educativo, metodologias de avaliação e
intervenção psicossocial.
A segunda ação de capacitação institucional,
dirigida a terapeutas da fala, centrou-se nas temáticas sobre a linguagem oral
e escrita, o processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita e sobre a
intervenção da terapia da fala nas dificuldades de aprendizagem.
Também foi abordada uma temática transversal a todos
os técnicos, relacionada com o papel das equipas multidisciplinares na promoção
do sucesso escolar.
As ações em curso, no âmbito do
projeto Rumo ao Sucesso, contribuirão
para diversificar e adequar, no Município de Esposende, as práticas
pedagógicas, enriquecendo o currículo dos alunos e, consequentemente,
aumentando os seus níveis de
motivação face às aprendizagens escolares.
Esta postura
enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, referentes à Erradicação da Pobreza,
Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das desigualdades, Cidades
e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.