ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Município de Esposende


Esposende galardoado como Município Mais Azul 2018 pela Associação Bandeira Azul
O Município de Esposende foi, em ex aequo com o Porto, galardoado como Município Mais Azul 2018, como reconhecimento pelo excelente desempenho da empresa municipal Esposende Ambiente nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito do Programa Bandeira Azul.


A distinção foi anunciada na Reunião Regional da Região Norte do Programa Bandeira Azul, que decorreu no passado dia 7 de dezembro, em Esposende, na qual estiveram presentes representantes dos vários municípios da região, bem como as entidades que tutelam as zonas balneares, tais como a Agência Portuguesa do Ambiente/ARH-Norte, Associação Bandeira Azul da Europa e Capitanias.

A Coordenação Nacional da ABAE, juntamente com a Coordenação Regional e os promotores do programa fizeram o balanço da época balnear 2018, considerando as ocorrências registadas, permitindo às várias entidades presentes na reunião delinear as estratégias para a época balnear 2019. Tendo como tema “Do rio ao mar sem lixo!”, o desafio do Programa Bandeira Azul para o próximo ano é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Agradecendo à Associação Bandeira Azul e à APA a organização deste evento em Esposende, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, destacou a importância destes encontros para a partilha de experiências entre profissionais da mesma área, salientando, ainda, a relevância das praias e do galardão Bandeira Azul para o desenvolvimento do turismo sustentável no concelho.

No encerramento dos trabalhos, Paulo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, reforçou a importância das praias e da educação ambiental para o desenvolvimento do turismo e da economia local, salientando a aposta que a Esposende Ambiente, em articulação com o Município de Esposende, realiza todas as épocas balneares no sentido de proporcionar as melhores condições de utilização das praias do concelho.