Doçaria tradicional e conventual
domina 11.ª edição dos
Esposende acolhe, de 1 a 3 de março, o Fim de
Semana Gastronómico, inserido no roteiro que a Entidade Regional Turismo do
Porto e Norte de Portugal programou para os meses de novembro e dezembro do
corrente ano e para o intervalo entre janeiro a junho de 2019.
O vereador com o pelouro do Turismo, no
Município de Esposende, destacou a adesão dos empresários, ação interligada com
a dinâmica da autarquia que “tem proporcionado as condições para que a
atividade seja bem-sucedida”. Sérgio Mano apontou os “números fabulosos” da
procura turística em Esposende, associados à crescente demanda de peregrinos
que procuram o Caminho da Costa para Santiago de Compostela.
“A localização estratégica de Esposende
permite aproveitar diversas sinergias, condensando mar, rio e montanha num
curto território, o que proporciona experiências únicas. Essa diversidade
alarga-se à gastronomia, destacando-se o peixe e o marisco, assim como a
doçaria e os vinhos”, vincou Sérgio Mano.
Assim, o Município de Esposende
volta a colocar a tónica da sua projeção gastronómica no evento Março com
Sabores do Mar, contando com a participação da maioria dos restaurantes do
concelho, envolvendo-os num concurso que alia a tradição à nova culinária.
Esta 11.ª edição dos Fins de Semana
Gastronómicos que a Turismo do Porto e Norte de Portugal tem agendados,
envolvem mais de mil restaurantes, distribuídos por 78 municípios. Aderem ao
evento, ainda, 500
empreendimentos turísticos, 300 quintas e adegas.
Dedicada
às receitas tradicionais e conventuais – que contam, na região, 215 registos – esta 11.ª edição dos
Fins de Semana Gastronómicos visa alargar a divulgação da gastronomia local,
até porque esse tem sido um excelente veículo para o crescimento turístico.
“O Norte de Portugal e os Açores
mantiveram o crescimento da procura, no último trimestre, ao contrário do resto
do país que verificou uma descida de turistas. A cooperação tem permitido
alcançar frutos”, destacou Jorge Magalhães, da Entidade Regional Turismo Porto
e Norte de Portugal que atribui os bons resultados interatividade e
disponibilidade de todos os agentes que operam na região.
Os resultados da ação que tem sido
desenvolvida permite que produtos do Norte de Portugal estejam presentes em 124
países do mundo, e dispondo de 52 produtos qualificados.