Conselho Municipal de Educação de Esposende
tomou
posse
Tomou posse o Conselho Municipal de
Educação de Esposende, espaço de ligação à comunidade, promovendo o seu
envolvimento e participação, na prossecução de uma política educativa que tem
como fim último a promoção do sucesso educativo e uma melhor integração social.
“Os membros deste órgão que hoje
iniciam a sua atividade vão desenvolver um trabalho de proximidade com as
escolas, tendo a garantia de disponibilidade do Município de Esposende para uma
colaboração em todas as áreas”, disse o presidente da Câmara Municipal de
Esposende, Benjamim Pereira, que também preside ao Conselho Municipal de
Educação.
Por seu turno, a vereadora da Educação,
Angélica Cruz, lembrou que a ação do Conselho Municipal de Educação visa
promover “a reflexão constante sobre as questões relacionadas com Educação, de
molde a proporcionar, pela educação, o desenvolvimento global dos alunos e,
consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
A Lei de Bases do Sistema Educativo
(LBSE) prevê a organização do sistema educativo de forma a “descentralizar,
desconcentrar e diversificar as estruturas e ações educativas, de modo a
proporcionar uma correta adaptação às realidades, um elevado sentido de
participação das populações, uma adequada inserção no meio comunitário e níveis
de decisão eficientes”.
Por isso, o Conselho Municipal de
Educação funciona como instância de coordenação e consulta, tendo por objetivo
a promoção e coordenação da política educativa a nível municipal, articulando a
intervenção dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados,
analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema.
Integram o Conselho Municipal de Educação de Esposende, além do
presidente da Câmara Municipal e da vereadora da Educação, o presidente da
Assembleia Municipal, um representante da Delegação Regional de Educação do
Norte, os diretores dos Agrupamentos e das Escolas Secundária Henrique Medina e
Escola Profissional de Esposende, representantes dos docentes dos vários níveis
de educação/ensino, representantes das associações de pais, representantes de
serviços públicos de saúde, da segurança social, de serviços de emprego e
formação profissional, da área da juventude e do desporto e das forças de
segurança. Entretanto, outros agentes serão cooptados, de modo a que esta
reflexão seja o mais abrangente possível e proporcione a melhor articulação das
políticas educativas municipais.