sábado, 31 de dezembro de 2016

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

"O Ano Velho em Esposende"

Republicação
"Livros que não podem faltar na estante de um esposendense."


Estante de autores esposendenses:
AUTOR: ARMANDO MEIRA MARQUES HENRIQUES
TÍTULO: O ANO VELHO EM ESPOSENDE
EDITORA: EDIÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ESPOSENDE
ESTANTE: ETNOGRAFIA
COMENTÁRIOS: EDIÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ESPOSENDE, ANO 2002, 47 PAGS, BROCHURA.
CURIOSIDADES: TEVE O PATROCÍNIO DO JOÃO NUNES, DESENHOS DO JOÃO MIGUEIS, A “CANTILENA” FOI MUSICADA PELO PROF. ANTÓNIO RIBEIRO. O PREFÁCIO FOI FEITO PELO DR. ALBINO PEDROSA CAMPOS E TEM, AINDA, “DUAS PALAVRAS” DO JOSÉ FELGUEIRAS.

2013 - “E bota o ano velho fora... E venha o novo cá p’ra dentro...”

Republicação

CARLOS BARROS
Hoje, a tradição permanece, pelas ruas de Esposende especialmente na Rua Direita, mais lucrativa...
"E vota o Ano Velho fora, e venha o Novo cá p´ra dentro, te..rrum...tum..tum..."


"Cantinho dos lobos do Mar"

“ O Trio”  na cela…
  Alguns jovens, com os seus quinze aninhos de idade, numa friorenta tarde de dezembro de mil novecentos e sessenta e oito, época natalícia, filhos legítimos da ribeira,- Toninho “Zurique”, Santos, Candinho e  João  Muchacho- estavam a jogar futebol, no caminho que separava  as casas do Bairro de S. Vicente de Paulo, em plena rua de S. João. 
 No calor do jogo, o Ribeirinho acidentalmente, mandou uma bolada ao neto do Li e, depois de muito alvoroço, o Li -Alfredo Barros Lima, pescador mestre da motora Daniel José-apresentou queixa no posto da GNR de Esposende, tendo  o processo seguido para o Tribunal já que o Li, teimosamente, não perdoou ao Ribeirinho, que se tinha “desfeito em mil desculpas”.
Os três amigos, afirmaram, no Tribunal de Esposende, que não tinham visto nada, contudo o “Caravelha”, como testemunha, tinha dito em tribunal  que eles tinham visto tudo e que estavam a mentir…
 Já dentro do tribunal, o Candinho começou a espreitar por uma “frincha” da porta da sala de audiências e, por mero azar, foi visto pelo   “Garcia velho” que ficou possesso e furioso, e de dedo em riste, virou-se para o Candinho disse-lhe, num tom de voz ameaçador:
 Ó seu vadio, vais para o xadrez e não vai demorar muito tempo…
O Candinho, descalço, tremia “como varas verdes” pois, possuía  “cadastro”  uma vez que ,  já tinha sido preso, por ser apanhado,  a pescar à lampreia, num dia da estacada e, como castigo, foi condenado a “serviço comunitário” sendo obrigado a limpar o rio Cávado onde se amontoava o entucho das cheias. Claro que, o Candinho, não aceitou o castigo e foi parar à cadeia tendo afirmado que estava melhor preso que a trabalhar para o “tenente”…
 O Adão, escrivão do tribunal, ia registando, na sua velha máquina de escrever “Olímpia”, todos os pormenores da ocorrência, organizando o processo para o veredicto final.
 Depois da audição final, a mandato do juíz, os três ribeirenses foram conduzidos, pelo sr. António carcereiro, para a prisão, por terem mentido.
 Estiveram presos durante dois dias e duas noites e na friorenta cela, o Muchacho começou a chorar, dizendo que não queria morrer!
  O Santos, passava o tempo a cantar o fado para se distrair e a Laura do Roto, que tinha uma loja perto da cadeia, foi fazer queixa ao carcereiro, senhor António, pai do Manel Maria da Ritinha Padeira porque não conseguia dormir com tanta barulheira. O trio foi avisado pelo senhor António mas, a irreverência era “fogo que não se apagava” com facilidade…
 O Santos, continuou a cantar o fado mais baixinho e parecia um pintassilgo a cantar e a “dobrar”, ajudado pelo Muchacho! Este amigo desesperado, certo dia, pegou numa vassoura e queria “matar” o carcereiro porém, o Santos  tirou-a das mãos para não agravar a  situação penal... O João Muchacho ia resmungando para as paredes da cela e passava o dia a dormir, curtindo as mágoas…
  O Candinho que se encontrava deitado no colchão “pulguento” da cela propôs aos amigos, para que no dia trinta e um fossem pôr o “Ano Velho Fora” pois, tinha uma carrela, uma japona do pai e um “sueste” do tio Geno.
 O Santos olhou de soslaio para o amigo e respondeu-lhe prontamente:
 O que quero é sair desta “cela velha” e o meu pai, quando chegar a casa, vai-me mas é “chegar a roupa ao pelo” e lá se vai o “Ano Velho Fora”…

Banda de Música de Belinho em Concerto de Ano Novo


Calendário das feiras e mercados para o ano de 2017


Câmara Municipal de Esposende

Banda de Música de Belinho em Concerto de Ano Novo 
8 de janeiro – Auditório Municipal de Esposende
A Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 8 de janeiro de 2017, às 15h30, no Auditório Municipal de Esposende, um Concerto de Ano Novo pela Banda de Música de Belinho, com entrada livre.
Sob a direção do maestro Bruno Santos, a Banda de Belinho apresentará um percurso sonoro de tradição, à luz da mensagem de Natal e Ano Novo. Assim, o programa será composto pelos temas “Feria de Julio” de Fernando Bonete, “Il Giudizio Universale” de Camillo de Nardis, com arranjos de Franco Cesarini, “Give us this day” de David Maslanka, “Danza Sinfónica” de James Barnes, “Feeling Good” de Anthony Newlay and Leslie Bricusse com arranjos de Alexandre Coelho, e “Ó Gente da minha terra” com arranjos de Carlos Amarelinho.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

RECESSO NATALINO


2016 - Postais de Boas-Festas recebidos

De ALFREDO BARROS
De ANTÓNIO PINTO
A.C.R.A.I.E.
APDA

O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos da: 
-Associação Cultural e Recreativa de Amigos dos Idosos - António Pinto;
-Alfredo Cruz;
-António Pinto;
-Carlos Barros;
-APDA.

Vídeos de LUÍS EIRAS


Município de Esposende

Coro de Pequenos Cantores de Esposende 
em Concerto de Natal
O Município de Esposende vai promover um Concerto pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE), na próxima sexta-feira, 23 de dezembro, às 21h30, na Igreja de Marinhas, convidando a comunidade a associar-se às festividades natalícias, num concerto espiritual, íntimo, e de apelo à introspeção.
Iniciando com a evocação da figura maternal de Maria, e lembrando o período conturbado em que o Mundo se encontra, o CPCE propõe, através da música, recordar os que perderam o direito a lembrar "É Natal!".
Serão interpretadas obras de C. Monteverdi e G. Caccini (sécs. XVI e XVII) e de compositores do nosso tempo, incluindo peças dedicadas ao CPCE, de Fernando Lapa, Alfredo Teixeira e Osvaldo Fernandes. Umas das obras, da autoria deste último compositor, será estreada neste concerto, com texto extraído do conhecido poema de António Gedeão “Pedra Filosofal”. Este será, de resto, um momento muito especial, com o qual culminará o concerto, onde todo o público será convidado a cantar com o CPCE, formando um só coro. Sob o mote “Eles não sabem nem sonham que o sonha comanda a vida”, o Coro pretende, desta forma, simbolizar a importância da união entre todos, para vivermos o verdadeiro espírito e sentido do Natal e, assim, renovarmos o desígnio coletivo da construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário.
Sob direção de Helena Venda Lima, serão ainda intérpretes André Silva (percussão) e Diogo Zão (piano e órgão).

domingo, 18 de dezembro de 2016

V.D.J.

"Voz Desportiva do Jandirinha"
V.D.J. nº 18 - 17-12-2016

 Taça da A.F.B
 A.D. Esposende 3 Prado 1

   O Esposende recebeu no Estádio Pare Sá Pereira, o Prado,  uma equipa que lidera a Divisão de Honra da AFB, e venceu o seu opositor por 3-1, uma exibição muito personalizada e categórica, apresentando um futebol muito fluído, envolvente e com excelentes transições ofensivas, coroadas em três golos (Gui, Serra e Rui de g. p.).
   A ADE abriu o ativo por "Gui" e o Prado alcançou o empate, na conclusão de um pontapé de canto, com um dos seus avançados a cabecear a bola, junto ao poste, sem remissão de defesa para o excelente guarda-redes do Esposende, Nuno.
  Valeu a pena assistir a este jogo, onde a equipa do Prado revelou-se bastante organizada e muito crente, mostrando atributos técnicos, tácticos e físicos assinaláveis, embora, já na fase derradeira do jogo, mostrasse uma quebra física mercê do ritmo de jogo que revelou ao longo do encontro. Uma vitória merecida dos "Vikings do Cávado" que estão de parabéns, numa tarde friorenta com a negritude da noite a aparecer, convidando ao aconchego das nossas casas!

   Votos de um Feliz e Santo Natal para todos os leitores desta crónica desportiva semanal  e que o Novo Ano 2017 seja melhor que o passado.
Um destaque especial para "Os Nacionais de Iniciados" onde ADE que venceu o Palmeiras por 2-1, encontrando-se na 3º posição da classificação, com os mesmos pontos do Gil Vicente que lidera com 20 pontos, mais 3 que o Esposende. Parabéns a estes bravos atletas, uns "Vikings do Cávado" em ascensão...
Esposende 17 de dezembro de 2016
                                                                        V.D.J.
                                                                 Carlos Manuel de Lima Barros

Esposende 2000

Orçamento da Esposende 2000 ultrapassa 1 milhão de euros sem aumentar tarifas
Pelo sexto ano consecutivo, a empresa municipal Esposende 2000 não vai aumentar as tarifas dos serviços prestados nos equipamentos sob a sua gestão, mantendo, assim, os preços que vem praticando desde 2011, e vai reduzir as tarifas de Lazer Livre em 4,2%.
Os Instrumentos de Gestão Previsional da empresa para o próximo ano, dados a conhecer na última reunião do executivo da Câmara Municipal, apontam para a continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, assente numa gestão rigorosa e eficiente dos recursos da empresa. Para o ano de 2017, o Conselho de Administração estima rendimentos anuais na ordem de 966 000 euros, prevendo os gastos na ordem de 935 000 euros. O volume de investimentos será na ordem dos 200 000 euros.

Biblioteca Municipal de Esposende

Biblioteca Municipal de Esposende reuniu melhores leitores do ano em festa de Natal
A encerrar o programa de atividades de 2016, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, realizou, no dia 14 de dezembro, o “Natal dos Leitores”.
Num ambiente informal e com o espaço decorado a preceito, cumpriu-se, uma vez mais, a tradição, num encontro de leitores e amigos, marcado pela música, poesia e tertúlia, onde não faltaram as tradicionais iguarias natalícias. A festa foi abrilhantada pela interpretação musical da soprano Esposendense Teresa Nunes, acompanhada ao piano por Tiago Cortez, e contou com a colaboração da Escola Profissional de Esposende e da Deco-Int, de Forjães.
Na iniciativa foram distinguidos 56 leitores, concretamente os que requisitaram 30 ou mais livros ao longo deste ano. A entrega de certificados e presentes aos leitores do ano esteve a cargo da Vereadora da Cultura e Educação, Jaqueline Areias, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, que enalteceu o valor do livro como fonte de cultura, independentemente dos novos suportes de leitura.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Câmara Municipal de Esposende

Esposende avança com Observatório Marinho 
| Projeto resulta de parceria entre Município e Universidade do Minho | 
A Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Minho acabam de ver aprovada, pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), o projeto Observatório Marinho de Esposende (OMARE): Sistema de Informação, Monitorização e Gestão da Biodiversidade Marinha das Áreas Classificadas do Litoral Norte como Ferramenta de Promoção da Sustentabilidade da Utilização dos seus Recursos, de Divulgação e Sensibilização da Comunidade. Com um valor global de 1 193 353,11 euros, financiado a 85% do valor elegível, o OMARE terá um período de execução de 3 anos.
Este projeto decorre da intenção e aposta do Município de Esposende em promover formas inovadoras de aproveitamento sustentável dos recursos marinhos, contribuindo para o desenvolvimento da economia do Mar, apostando nas ciências e tecnologias do mar, criando emprego, fomentando o ensino, a educação e o desporto associados ao mar, tentando sempre resolver conflitos de uso e potenciando sinergias através da implementação de um planeamento e ordenamento espacial das atividades.
O OMARE integra 18 ações distintas mas complementares, estando 16 ações a cargo do Município de Esposende, que terá o papel de líder e será o beneficiário principal, enquanto a Universidade do Minho será responsável pela execução das restantes duas ações. As ações abrangem áreas ligadas à investigação e à divulgação científica, mas existe também uma grande aposta na educação e sensibilização ambiental da comunidade para a importância da manutenção dos ecossistemas marinhos, cujas ações serão implementadas com a colaboração direta da empresa municipal Esposende Ambiente.
A área de atuação/intervenção do Observatório Marinho de Esposende abrange toda a área marinha da área protegida do Parque Natural do Litoral Norte, mas os resultados da implementação deste projeto terão repercussão a nível nacional, contribuindo para um melhor e mais profundo conhecimento da biodiversidade e habitats marinhos presentes na costa portuguesa. Assim, com a implementação deste projeto será fomentada a investigação científica aplicada à conservação da natureza e à gestão dos recursos vivos marinhos, nomeadamente a que vise esclarecer a importância dos biótopos e das respetivas comunidades marinhas do Litoral Norte, sendo de destacar o contributo para o Inventário Nacional da Biodiversidade, através da compilação/atualização de informação referente ao Parque Natural do Litoral Norte.

Município de Esposende

Município de Esposende mantém isenção de taxas de esplanadas em 2017
Dando continuidade à política de apoio ao comércio local, a Câmara Municipal de Esposende decidiu manter, em 2017, a isenção de taxas pela ocupação de espaço público e publicidade que já vigorou ao longo deste ano.
A medida, aprovada por unanimidade em reunião do executivo, pretende constituir-se como um incentivo aos agentes económicos do concelho, estimulando-os a melhorarem as suas infraestruturas, numa procura contínua de qualidade e de melhoria do atendimento aos clientes. O objetivo é que, por força da isenção de taxas, possam investir na qualificação do espaço público, nomeadamente através da substituição de mobiliário urbano de precária qualidade, garantindo a segurança, higiene e a harmonia estética e visual do espaço.
Notando que a isenção destas taxas representa uma importante quebra de receita, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, realça, contudo, a importância da medida enquanto incentivo orientado para a dinamização do setor. O Autarca sustenta que, “fruto da sua dinâmica, Esposende recebe, ao longo de todo o ano, mas com maior incidência no período de verão, inúmeros visitantes, pelo que se torna necessária a valorização dos espaços públicos”.

Município de Esposende

Câmara Municipal atribui 17 000 euros à Junta de Freguesia de Gemeses
O Município de Esposende aprovou, em reunião realizada ontem e por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro no montante de 17 653, 21 euros à Junta de Freguesia de Gemeses.
Desta verba, 8 479,97 euros destinam-se à comparticipação de obras de beneficiação na sede da Junta de Freguesia e 9 173,24 euros a obras de requalificação do Cemitério de Gemeses.
Estas intervenções enquadram-se no Plano de Investimento nas Freguesias que o Município está a executar, no montante global de cerca de 5 milhões de euros, indo ao encontro das reivindicações e anseios das populações.
Tanto uma como outra obra foram apontadas como prioritárias pela Junta de Freguesia, aquando da visita a Gemeses do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, para aferir das necessidades e expetativas locais e posterior avaliação de execução das intervenções solicitadas, tal como sucedeu relativamente às restantes freguesias do concelho.
O Presidente Benjamim Pereira refere que “o Plano de Investimento nas Freguesias integra um vasto conjunto de obras, muitas das quais estão já em curso e outras em vias de execução, traduzindo-se no cumprimento daquilo que são os compromissos assumidos pelo executivo municipal e as reivindicações das Juntas de Freguesia”.

Loja Social

Coro Sénior de Esposende brilhou em concerto comemorativo do 5.º aniversário da Loja Social
Como forma de assinalar o 5.º aniversário da Loja Social de Esposende, o Coro Sénior de Esposende apresentou-se, no dia 11 de dezembro, em concerto, na Igreja Matriz de Apúlia.
Amigos e familiares dos coralistas, Parceiros da Rede Social de Esposende e comunidade associaram-se a este evento, celebrando o espírito natalício, já que o reportório constou de canções alusivas a esta quadra, nomeadamente os temas "Eis dos Anjos a Harmonia!", "Noite Feliz!", "As nuvens que andam no ar!", "O menino está dormindo", "Natal Africano", "Pinheirinho, Pinheirinho" e "A todos um Bom Natal". A interpretação deste último tema traduziu-se num dos momentos altos do concerto, com os netos a cantarem com os avós.
O concerto constituiu um momento importante destes dois projetos, desenvolvidos no âmbito da Rede Social de Esposende, refletindo o relevante e singular trabalho que cidadãos e entidades têm vindo a realizar, visando um território mais inclusivo socialmente.

Município de Esposende

Município de Esposende assume novo mandato na Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios
O Município de Esposende foi reeleito para mais um mandato de presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios (RNCMR), dando continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo desde novembro de 2014 e que permitirá a conclusão de projetos e parcerias com os municípios que diretamente atuam na preservação desta cultura.
A reeleição teve lugar no decurso da Assembleia Administrativa da RNCMR, realizada em Esposende, no passado dia 19 de novembro, no âmbito do 6.º Encontro Nacional da Rede. Esposende assume, assim, um novo mandato de dois anos, que se prolongará até novembro de 2018.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

De ANTÓNIO PINTO

Associação Cultural e Recreativa de Amigos dos Idosos de Esposende - ACRAIE.  
Membros da Direcção
Esta Associação não tem fins lucrativos e existe com a única e exclusiva finalidade de servir, auxiliando os mais carenciados, desprotegidos e necessitados de Esposende.
Vive exclusivamente da carolice dos seus membros, com destaque especial para o trabalho exaustivo, abnegado e altruísta dos membros da sua Direcção, que não poupam a esforços e privações para que alguém possa ter um pouco mais de conforto e bem estar, podendo assim esquecer as amarguras da vida e ter mais qualidade de vida e conforto.
Responsáveis pela Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção.
Conjunto de todos os Órgãos, Associados e Voluntários.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Voz Desportiva do Jandirinha”
          V.D.J.- nº 17/2016
Pro-NacionalJornada 17

A.D. Esposende  2  
A.D. Ninense 1
  Com uma bancada bem “recheada” de apoiantes destas duas equipas, o Esposende, nesta 17ª jornada, venceu no seu estádio, o Ninense por 2-1, uma vitória muito suada e extremamente difícil perante um adversário muito lutador e organizado.

  O Ninense marcou o seu golo na primeira parte e após a expulsão de dois dos seus jogadores, o Esposende, durante toda a segunda parte, “caiu em cima” do seu adversário, e alargando a sua frente de ataque, com quatro avançados, a ADE conseguiu obter  os seus dois golos, nos últimos quinze minutos.
   O Ninense sempre acreditou e já na fase derradeira do jogo desfrutou de duas excelentes  oportunidades que iam dando o empate.
   O Esposende fez um jogo pouco esclarecido mas, lutou sempre pela vitória, lançando-se em ataques constantes mas, o desperdício das oportunidades foram inúmeras, e os “Vikings do Cávado”, “  viveram” com “o coração na boca”…
 Para este jogo, o Esposende, jogou desfalcado de jogadores importantes (Serra, Merrelho, Rui…) contudo, a vitória justa da equipa da Foz do Cávado foi inteiramente merecida.
  A ADE teve um jogador expulso e o jogo terminou com menos três jogadores em campo, mercê dessas expulsões.
A arbitragem não comento.
                                                                                       V.D.J.                                                                                         
   11 de dezembro de 2016

 


JOAQUIM JORGE - DIRETOR DESPORTIVO DA ADE,  UM EXEMPLO DE DEDICAÇÃO, CARINHO E RESPEITO PARA COM O ESPOSENDE.- futebol e formação.
ESTÁ EM TODAS ESTE INSIGNE PROFESSOR.
Obrigado caro amigo.


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Santa Casa da Misericórdia de Fão celebrou os 416 anos com Qualidade

Santa Casa da Misericórdia de Fão celebrou os 416 anos com Qualidade

A Santa Casa da Misericórdia de Fão (SCMF), celebrou no passado domingo dia 04 de dezembro os seus 416 anos.
Para assinalar esta data, promoveu uma sessão solene, onde recebeu das mãos de José Leitão (CEO da APCER) o Certificado de Qualidade que vem confirmar que esta unidade de saúde (Hospital de Fão) é uma referência nos cuidados que presta à população.
Para o provedor Celestino Morais "a implementação a que procedemos resultou de um trabalho conjunto efetuado ao longo de cinco anos e que mereceu a colaboração de todos". Para o Diretor Clínico do Hospital Dr. Custódio Costa, visivelmente emocionado, “qualidade na saúde e implementar regras e procedimentos, racionalizar meios, definir funções, avaliar prestadores, satisfazer clientes”.
O presente mais desejado que esta instituição do concelho de Esposende poderia ter recebido neste aniversário deveria vir das mãos do Estado, uma vez que, garante o provedor "a SCMF não vai desistir até conseguir obter por parte do Estado um acordo com a ADSE". O provedor referiu que há clínicas sem o mínimo de condições com este acordo firmado.
Frisou que "com o hospital classificado como unidade com qualidade, que razão invocará o colégio para recusar o pedido?" 

Ainda no discurso, foi enaltecido o gasto, do próprio bolso da instituição, de um milhão e meio de euros num novo bloco operatório, na urgência e endoscopia com sedação. A SCMF tem para 2017 um orçamento de 6,6 milhões de euros e conta com 336 profissionais a seu cargo (empregados e prestadores de serviços).

“Esposende Verão 2016”

Negócios em Esposende subiram 20% no verão de 2016 

250 pessoas foram contratadas, devido à excecionalidade da época balnear

Esposende está acima da média de crescimento nacional, revela um estudo recentemente publicitado pela Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE). Os resultados confirmam o quão assertivas têm sido as opções da Câmara Municipal de Esposende, conciliando a programação de verão com a dinâmica comercial local. A provar esta tese está o facto de o mês de julho ter sido aquele que registou o maior aumento do volume de negócios, precisamente porque o Município alargou a esse mês a sua programação de verão.
Para além da importância que estes dados refletem na economia local, deve atender-se a um fator social de maior importância. Os empresários entrevistados dizem ter contratado mais empregados, por via do aumento da procura e, apesar de sazonal, 250 pessoas foram contratadas, tendo 20% dos empresários revelado intenção de manter esses novos trabalhadores.
O estudo foi efetuado junto de 115 empresas associadas da ACICE que atuam na área da hotelaria e restauração, comércio alimentar e não alimentar, confirmando as “tendências” trazidas à evidência pelos agentes que atuam no concelho de Esposende. Os dados revelam o crescimento de 20% no volume de negócios, durante a época balnear de 2016.

Marçal Grilo na Feira do Livro de Forjães

O Prof. Doutor Marçal Grilo, ex-ministro e ex-administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, fundador da Rede de Bibliotecas Escolares, estará presente no Sarau da Feira do Livro, a realizar na próxima sexta-feira, dia 9, no Polivalente da Escola Básica de Forjães. 

Queremos a regularização das terras de Santa Rosa (MA)


 | Anistia Internacional |
http://escrevapordireitos.anistia.org.br/#events

 Celular e batom, o que têm em comum? A #Carnauba de extrativismo. Regularize #SantaRosa #EscrevaPorDireitos 
• Velas e cosméticos, o que têm em comum? A #Carnauba de extrativismo. Regularize #SantaRosa #EscrevaPorDireitos 
• Chip de celular e velas, o que têm em comum? A #Carnauba de extrativismo. Regularize #SantaRosa #EscrevaPorDireitos



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Centro de Informação Turística de Esposende

Centro de Informação Turística de Esposende apresenta “Exposição de Presépios” 
de 7 a 31 de dezembro
O Centro de Informação Turística (CIT) de Esposende vai acolher, a partir de amanhã e até ao final do mês, uma exposição de “Presépios de Natal”.
A mostra integra peças da autoria de vários artesãos oriundos do concelho e de outras localidades minhotas, que mensalmente participam na Feira de Artesanato de Esposende, nomeadamente Madalena Veiga, Fernanda Alves, Fernando Rodrigues, António Paulo, Maria de Lurdes Ferreira, Luísa Queiroga, Maria Cândida Sampaio da Cruz e Celestino Silva.
A exposição reúne, assim, um vasto conjunto de presépios muito diversificados ao nível de técnicas e materiais utilizados, tais como o barro, a madeira, o granito, entre outros.

De LUÍS EIRAS


4.ª jornada do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil


Oficinas de Natal no CEA 2016


Município de Esposende

Município de Esposende promove emprego jovem
A Câmara Municipal de Esposende vai estabelecer um Protocolo de Cooperação com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) com vista à integração de jovens do concelho no mercado de trabalho.
A medida, aprovada em reunião do executivo municipal com o voto contra da Vereadora do CDS/PP, visa apoiar jovens licenciados ou com o ensino secundário concluído a ingressarem na vida ativa. Neste sentido, pretende-se proporcionar períodos de formação em contexto real de trabalho, de modo a que os jovens possam adquirir competências técnicas e sócio profissionais indispensáveis à sua futura inclusão no mercado de emprego. Estabelecer elos de ligação entre estes jovens e o mercado de trabalho, através da mediação com o tecido empresarial local, e incutir nos jovens a adoção de atitudes facilitadoras de sucesso e diferenciadoras que contribuam para a sua empregabilidade, são igualmente objetivos desta parceria.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

V. D. J.

"Voz Desportiva do Jandirinha"


                    Nº 17/2016
                                05 de dezembro de 2016


Iniciados - Nacionais - 2016/2017-
               Fase da manutenção
                      Jornada 2

Resultados:
Gil Vicente 2 Esposende ........2
Rio Ave.... 5 Palmeiras F. C...... 0
Vianense.. 2 Cachão................ 1
Bragança .1 Limianos ..............1
Nesta  2ª  jornada, o Esposende foi arrancar um excelente empate no reduto do Gil Vicente, segundo classificado desta série, e encontra-se num excelente  3º lugar, longe dos lugares da despromoção.
Esta equipa de iniciados da ADE está em crescendo de forma e os bons resultados aparecem como é natural, sendo de realçar, logo na 1ª jornada, o jogo em que os nossos "meninos" derrotaram  o líder Rio Ave por 3-2 depois de estarem a perder por 2-0, num  jogo que não foi Escola para ninguém: atuação do trio de arbitragem e comportamento pouco exemplar dos dirigentes do Rio Ave, no final do jogo.
O "fair play" não poderá ser palavra vã, senhores dirigentes que estão à frente de crianças e jovens!...
Há muita "gente", no Mundo do Desporto, em  geral, que precisava de Formação Pedagógica e Educativa e, acima de tudo, deveriam existir observadores a esses "senhores" que não honram o futebol, neste nosso caso, refiro-me ao jogo ADE - Rio Ave. Quem me confidenciou esta situação, sobre o referido jogo,  é pessoa muito respeitadora e de plena confiança, com uma elevada maturidade no "fair play".
Vi pessoalmente a primeira parte deste jogo entre a ADE-Rio Ave e não pude assistir à segunda parte por imperativos pessoais e penso, que iria ficar desolado com os maus comportamentos verificados nesse jogo, dos intervenientes  previamente referidos!
  
Classificação atual:

1º Rio Ave.........14 pontos
2º Gil Vicente....13    "
 Esposende...11    "
4º Vianense......09     "
5º G.D.Cachão..07     "
6º Palmeiras .....05     "
7º Limianos.......04     "
8º Bragança .....02      "

                          Nota:
 Alguns resultados da Formação da ADE:: 

Infantis 
Jornada 7.: Lomarense 1 Esposende A 1
 
Infantis-
Fut. 7-:Jornada 7:
Est. Faro 0  Esposende B 3

Benjamins:
Jornada 7:
Esposende A 1 Fão 4

Benjamins:
Jornada 7 :
Esposende B 3 Fão 4

Um abraço aos leitores desta crónica desportiva semanal.

Esposende 5 de dezembro de  2016

                                                                                      VDJ. 
                                                                               Carlos M. L. Barros