1.º Encontro das Autarquias e Setor Social debateu em Esposende “Perspetivas Locais: Os Modelos de Gestão e de Inovação”
Subordinado ao tema “Perspetivas Locais: Os Modelos de Gestão e de Inovação”, decorreu, no passado dia 15 de abril, em Esposende, o 1.º Encontro das Autarquias e Setor Social, organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade.
O evento, que teve lugar no Auditório Municipal e reuniu cerca de duas centenas de participantes, contou com a intervenção de um conjunto alargado de oradores, maioritariamente ligados às autarquias e ao sector social, que abordaram a Gestão da Qualidade, da Inovação e da Modernização. Proporcionou-se, assim, a partilha de experiências e o debate em torno destas questões de modo a fomentar modelos de gestão e de inovação locais.
Na sessão de abertura, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, assinalou a relevância deste 1.º Encontro para um maior e melhor conhecimento das práticas das organizações assentes na melhoria contínua e na procura constante e permanente do aumento efetivo da satisfação dos cidadãos. Afirmando que “a qualidade é inseparável dos direitos, deveres e garantias dos cidadãos”, Maranhão Peixoto salientou que tanto a administração local como as instituições sociais estão empenhadas em ir além do que é exigido em termos de prestação de bens e serviços, apostando não só na qualidade, como também na modernização e na inovação, agregando valor aos serviços que prestam. Apontou o exemplo do Município de Esposende que, “há mais de uma década, cultiva as melhores práticas de gestão da qualidade e de simplificação administrativa”, que incluíram a recente instalação do Espaço do Cidadão no edifício dos Paços do Concelho.
Parceira do Município na organização da iniciativa, a Associação Portuguesa para a Qualidade esteve representada pelo seu Presidente, António Pires, que apresentou, em linhas gerais, a atividade e a abrangência desta organização. Assinalando que “a melhoria contínua não é uma opção, mas uma necessidade”, e, em jeito de reflexão, partilhou com os presentes algumas considerações sobre esta matéria, defendendo que a qualidade deve estar no centro das preocupações das organizações tanto no plano das autarquias como da área social. Manifestou, por outro lado, a expetativa de que o próximo quadro comunitário de apoio contemple financiamento para esta área, nomeadamente no que se refere à certificação na área social que, no anterior QREN, “foi descurada”.
O Vice-Presidente do Instituto de Segurança Social, Jorge Campino, afirmou que a “Segurança Social está empenhada nas questões da qualidade porque a nossa relação é com as pessoas e com as empresas, há uma obrigação da nossa parte”, sustentando com o trabalho que vem sendo desenvolvido numa ótica de melhoria contínua e de satisfação dos cidadãos. Atendendo à pertinência do tema escolhido, Jorge Campino felicitou a organização pela realização deste 1.º Encontro das Autarquias e Setor Social.
O tema “Qualidade e Modernização Administrativa: Contributos para o Desempenho dos Municípios” deu o mote ao primeiro painel, moderado pela Vereadora da Qualidade e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Esposende, Raquel Vale. Agostinho Cardoso, Docente do Ensino Superior e especialista na área da Governação Local, deu a conhecer o estudo que efetuou, no final do anterior mandato autárquico, à escala nacional, sobre os “Desafios à Governação Municipal em Portugal” e que reflete as preocupações e expetativas dos autarcas e da população. Foram depois dadas a conhecer as boas práticas das Câmaras Municipais de Guimarães, Águeda e da Maia. O Vereador Ricardo Costa falou do exemplo de Guimarães, dando a conhecer os procedimentos implementados no Município, nomeadamente a aposta ao nível digital, salientando que “não há uma segunda oportunidade para causarmos uma primeira boa impressão”. O Presidente Gil Nadais apresentou “Águeda – Inovação para a Excelência”, dando nota do empenho do Município na melhoria contínua, aos mais diversos níveis, tendo como propósito prestar cada vez mais e melhores serviços aos cidadãos. A Câmara Municipal da Maia, através do Vereador Mário Nuno Neves, trouxe ao conhecimento dos participantes as práticas implementadas, que passam também pela prestação de melhores serviços aos cidadãos, baseadas na qualidade, na modernização e na inovação.
Num painel dedicado ao setor social e subordinado ao tema “Acrescentar valor às Respostas Sociais”, e que foi moderado por Maria José Freire, da Associação Portuguesa para a Qualidade, foram apresentados os exemplos da Fundação AFID Diferença, da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, de Vila Nova de Famalicão. Domingos Rosa, Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, deu nota da intervenção da sua instituição e da clara aposta na prestação de serviços de qualidade, afirmando, a propósito, que “a qualidade acrescenta valor às respostas sociais”. A APPC do Porto fez-se representar pela Diretora Técnica e de Serviços, Liliana Araújo, que deu a conhecer a instituição e o trabalho que desenvolve em diversos domínios, dando nota da inovação permanente que procuram incutir, e que salientou que “a qualidade trouxe, sobretudo, uniformização na linguagem”. O Presidente da Associação Engenho referiu que a instituição foi das primeiras IPSS’s a implementar o sistema de gestão da qualidade e falou das mais valias resultantes desse processo.
Já no período da tarde, sob a moderação de Anabela Ramos, Gestora de Clientes da APCER, decorreu o painel “Inovação: Veículo de Diferenciação”, no qual foram dados a conhecer os projetos Paladares Paroquiais, de Paços de Ferreira, pelo Mentor do Projeto, Padre Samuel Mendes, e Made In Famalicão, pelo Vereador do Município de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha. O primeiro projeto tem por base um serviço de catering, produção agro-pecuária e queijaria e o Made in assenta no desenvolvimento do sector económico do concelho de Vila Nova de Famalicão, sendo que em comum têm o facto de serem exemplos de inovação.
A encerrar este 1.º Encontro das Autarquias e Setor Social realizou-se a sessão plenária “Gerir o conhecimento e as emoções em tempo de mudança”, moderada por Maria José Moura, Consultora, Auditora e Formadora. Leonor Pais, Docente da Universidade de Coimbra, falou sobre a gestão do conhecimento, temática que “está intimamente ligada com a gestão de pessoas”. A propósito da certificação, Leonor Pais notou que as autarquias certificadas “partilham mais facilmente” e possuem uma maior capacidade de criar um clima e uma cultura orientadas para o conhecimento. No mesmo painel participou a especialista em coach Alexandra Lemos, que se debruçou sobre a Inteligência Emocional, mais concretamente sobre a valorização da pessoa e do seu potencial.
No encerramento dos trabalhos, usou da palavra o Presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade, António Pires, que expressou a sua satisfação pelo trabalho profícuo, através da partilha e intercâmbio, neste 1.º Encontro das Autarquias e do Setor Social. Em representação do Município, a Vereadora Raquel Vale deixou agradecimentos a todos os oradores pelo seu contributo enriquecedor, fazendo votos de que “o conhecimento adquirido seja utilizado em prol de um serviço público mais facilitador”, agradecendo também aos moderadores pela colaboração. Felicitou a Associação Portuguesa para a Qualidade pela parceria que possibilitou a realização deste evento em Esposende e manifestou a expetativa de que esta iniciativa tenha continuidade no futuro.