Município promoveu IV Triatlo
Esposende Um Privilégio da Natureza”
Numa organização conjunta do Município de Esposende e da Federação de Triatlo de Portugal, decorreu, nos dias 18 e 19 de julho, o IV Triatlo Esposende Um Privilégio da Natureza, na Zona Ribeirinha da cidade. Esposende continua, assim, na senda dos grandes eventos desportivos, o que se repercute positivamente em termos de promoção turística do concelho e de dinamização da economia local.
O primeiro dia foi preenchido com as provas respeitantes ao Campeonato Nacional Jovem, que reuniu as habituais competições de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis, bem como a Prova Aberta para atletas não federados. No dia 19, foi disputada a prova pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo, que teve como vencedores, em femininos, Madalena Almeida, do Teleperformance “Os Belenenses” e, no escalão de Masculinos, Gil Maia, do Sport Lisboa e Benfica.
No que se refere ao Campeonato Nacional Jovem, em Benjamins masculinos, a vitória sorriu a Rafael Santos, do Teleperformance ”Os Belenenses”, seguido de Francisco Carvalho, do Clube de Natação de Torres Novas, e de Rodrigo Pissarra, do Alhandra Sporting Clube. No mesmo escalão, mas em femininos, a atleta Tatiana Marques, do Alhandra Clube, conquistou a 1.ª posição, em 2.º lugar ficou Ana Carapeta, do mesmo clube, e, em 3.º, ficou Raquel Vital, do Clube Triatlo de Abrantes.
Em Infantis masculinos, foi Francisco Protásio, do Sport Lisboa e Benfica, quem terminou em 1.º lugar, seguido de Gustavo do Canto, do Tecnel – CD Águias, e de José Tadeia, do GCA Donas. No escalão feminino, a vencedora foi Rafaela Silva, do C.N Cartaxo, Catarina Fernandes, do Sport Lisboa e Benfica, ficou em 2.º lugar e Maria Margarida Estereiro, do Tecnel – CD Águias, classificou-se na 3.ª posição.
Em Iniciados, Rui Sousa, do Nutrimania Sports Nutrition-Amorense, foi o 1.º a cortar a meta na prova de masculinos, seguido de François VIE e de Pedro Bôto, atletas do Alhandra Sporting Clube. No que se refere ao sector feminino, a vencedora foi Constança Barreto, do Núcleo Sportinguista da Golegã , que conseguiu superar as provas de Raquel Aleixo, do Nutrimania Sports Nutrition/Amorense, e de Mariana Mercedes, do TRI-OM, respetivamente 2.º e 3.ª classificadas.
No que respeita aos Juvenis masculinos, subiram ao pódio, no 1.º posto, Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, no 2.º lugar André Bôto, do Alhandra Sporting Club, e, no 3.º lugar Afonso do Canto, do Tecnel – CD Águias. Em femininos, foi Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Clube, a superar toda a concorrência. As posições seguintes foram ocupadas por Mariana Vargem, que concorreu como individual, e Daniela Sampaio, do Alhandra Sporting Club.
Por equipas, o Campeonato Nacional Jovem foi conquistado pelo Alhandra Sporting Club, que reuniu 1850 pontos, com 36 atletas classificados, seguido do Sport Lisboa e Benfica com 931 pontos e 20 atletas. Em terceiro lugar ficou o FET- Fátima Escola de Triatlo, com 797 pontos e 27 atletas.
No que se refere à prova aberta, o vencedor masculino foi Rafael Gomes, do CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital, com o tempo de 00:27:33, seguido de Pedro Manuel Silva, a concorrer como individual, com o tempo de 00:27:43, e de Leandro Pinto, da McDonalds/TriBraga, que fez a prova em 00:28:03. Na prova feminina, a vencedora foi a atleta Kidi Gomez, de Segura do S.U. Colarense, com o tempo de 00:32:42, em 2.º lugar classificou-se a atleta Rita Ribeiro, a concorrer como individual, que terminou com 00:33:19, e, em 3.º lugar, ficou Mariana Rodrigues, do Sporting CP, com o tempo de 00:33:46.
Na Taça de Portugal de Triatlo, em masculinos, sagrou-se vencedor Gil Maia, do Sport Lisboa e Benfica, que terminou a prova com o tempo de 00:54:33. Os atletas do Garmin Olímpico de Oeiras Duarte Brás (00:54:35) e José Felício (00:54:35) ocuparam os 2.º e 3.º lugares do pódio, respetivamente. Na prova feminina, Madalena Almeida do Teleperformance “Os Belenenses” cortou a linha de meta com o tempo de 01:00:56. Rita Maria Lopes do McDonalds/TriBraga terminou na 2.ª posição com 01:01:44 e o 3.º lugar coube a Sara Tenrinho, do Tecnel – CD Águias, que segurou o pódio com o tempo de 01:01:54.
Na classificação por equipas masculinas, o Garmin Olímpico de Oeiras alcançou o 1.º lugar, com os atletas Duarte Brás, José Felício e Tiago Fonseca. O Sport Lisboa e Benfica, com Gil Maia, Bernardo Aguiar e Leonardo Aniceto, alcançou o 2.º lugar. Em 3.º lugar ficou o Alhandra Sporting Club, com os atletas Nuno Ribeiro, Miguel Fortunato e Tiago Pinto. Na classificação por equipas femininas, o 1.º lugar do pódio foi alcançado pelo Tecnel – CD Águias com Sara Tenrinho, Rita Fardilha e Alexandra Santos, enquanto que o Alhandra Sporting Club com Ana Filipa Ferreira, Ana Sofia Pereira e Inês Baptista Pereira alcançou o 2.º lugar. Em 3º lugar ficou o Sporting CP, com as atletas Liliana Alexandre, Inês Oliveira e Mónica Vera Cruz.