ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Município de Esposende ofereceu Passeio a Fátima a 2000 idosos do concelho


Município de Esposende ofereceu Passeio a Fátima a 2000 idosos do concelho

Cerca de 2000 idosos do concelho de Esposende participaram, no dia 11 de Setembro, no habitual passeio a Fátima, organizado pela Câmara Municipal de Esposende.

À semelhança de edições anteriores, os idosos tiveram a oportunidade de sair da rotina do dia-a-dia e de conviver, numa iniciativa que apreciam bastante. Das quinze freguesias do concelho partiram bem cedo 32 autocarros rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Na Igreja da Santíssima Trindade decorreu a Eucarística, concelebrada pelo Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, e alguns padres do concelho, após a qual se realizou o piquenique, nas imediações do Santuário, com a partilha dos farnéis e o convívio entre os participantes, em clima de festa e alegria. Refira-se que esta iniciativa constitui, para alguns idosos, uma oportunidade de reencontro com participantes de outras freguesias, facto que registam com bastante agrado.


Tratando-se da última edição sob a Presidência de João Cepa, o Autarca ofereceu a cada participante uma lembrança, um terço, como forma de agradecimento aos idosos pela simpatia, atenção, apoio e amizade. “Vivi convosco, nestes convívios, ao longo de 15 anos, momentos marcantes e comoventes que jamais esquecerei”, referiu, emocionado, o Presidente da Câmara Municipal, durante a Celebração. “As obras foram, sem dúvida, muito importantes, mas para mim o mais importante foi a relação que consegui criar com as pessoas, nomeadamente convosco”, afirmou, sendo imediatamente saudado por uma expressiva salva de palmas. Mais tarde, no contacto com o Autarca, foram muitos os idosos que fizeram questão de manifestar a João Cepa a sua satisfação e contentamento pela realização de mais uma Festa do Idoso e de lhe agradecer também pela atenção e carinho que sempre dedicou à comunidade idosa.

A Festa do Idoso insere-se na política social do Município para a terceira idade, designadamente no Programa “Envelhecimento Activo”, e, nos últimos anos, tem-se traduzido na deslocação ao Santuário de Fátima, local que os idosos muito apreciam e que reúne todas as condições para acolher tão elevado número de participantes.

A iniciativa conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, designadamente Antas, Apúlia, Belinho, Curvos, Esposende, Fão, Fonte Boa, Forjães, Gandra, Gemeses, Marinhas, Mar, Palmeira de Faro, Rio Tinto e Vila Chã, assim como com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Fão, dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguram a assistência aos participantes.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário