sábado, 7 de setembro de 2013

Câmara Municipal de Esposende homenageou João Ribeiro Campeão do Mundo de Canoagem

Câmara Municipal de Esposende homenageou
João Ribeiro
 Campeão do Mundo de Canoagem

O atleta João Ribeiro, que juntamente com Emanuel Silva conquistou o título de campeão do mundo de canoagem em K2 500 metros, no passado dia 1 de Setembro, foi esta manhã homenageado pela Câmara Municipal de Esposende.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi pequeno para acolher todos quantos quiseram marcar presença para aplaudir mais este feito desportivo do canoísta, natural da freguesia de Palmeira de Faro, concelho de Esposende.

A sessão serviu para expressar a João Ribeiro o reconhecimento do Município pelo “magnífico trabalho” que tem desenvolvido e pelos resultados que tem alcançado, referiu o Presidente da Câmara Municipal, afirmando que o atleta é “um orgulho” para o Município e para todos os esposendenses.

João Cepa lembrou que a Autarquia já distinguiu, noutras oportunidades, o trabalho de João Ribeiro, nomeadamente através da atribuição da Medalha de Mérito Desportivo, no Dia do Município, em 2011, e de galardões nas edições da Gala de Mérito Desportivo do Município de Esposende. O Autarca assumiu, de resto, “uma cota parte muito reduzida” de responsabilidade da Câmara Municipal nos resultados alcançados pelo atleta esposendense, nomeadamente através de um “forte apoio no desporto, sobretudo nos últimos anos”, quer ao nível da construção de equipamentos quer no apoio à formação desportiva, nas várias modalidades. João Ribeiro, que actualmente representa o Sport Lisboa e Benfica, clube que se fez representar na cerimónia pelo Vice- Presidente Sílvio Cervan, iniciou a sua actividade no Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, “um clube que é já uma referência na canoagem no país”, assinalou João Cepa, saudando o excelente trabalho do seu treinador, José Manuel Faria.

Numa intervenção várias vezes interrompida por palmas da assistência, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a todos quantos contribuíram para a conquista de mais este troféu, nomeadamente à família e aos amigos de João Ribeiro, ao Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, ao SL Benfica pela aposta no atleta esposendense e à Federação Portuguesa de Canoagem, nomeadamente ao Presidente Mário Santos “que tem feito um trabalho notável”.



Para o homenageado foram os maiores elogios. O Autarca enalteceu o seu trabalho, dedicação e empenho e teceu rasgados elogios à sua personalidade, destacando a sua simplicidade e humildade, considerando-o “um exemplo de boa formação e de boa educação”. A terminar a sua intervenção, João Cepa manifestou a sua “firme convicção” da conquista de novos títulos por João Ribeiro, nomeadamente nos Jogos Olímpicos de 2016, presenteando o atleta como uma lembrança, concretamente um troféu com a imagem da dupla João Ribeiro/Emanuel Silva.



O Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem começou por saudar a Câmara Municipal de Esposende pela homenagem ao canoísta e agradeceu o “investimento e colaboração” com os clubes, entre os quais o Desportivo e Recreativo de Gemeses “que consegue fazer das equipas e dos atletas grandes referências”. Mário Santos lembrou, de resto, que atletas do Desportivo e Recreativo de Gemeses estiveram na conquista das 3 das 4 medalhas conquistadas no campeonato do mundo absoluto de canoagem.



O responsável da Federação Portuguesa de Canoagem lembrou a estreia de João Ribeiro na Selecção Nacional de Canoagem, em K4, em 2005, com a conquista da Medalha de Ouro no Festival da Juventude Europeia, elogiou a sua “postura de humildade” e frisou que “é um enorme orgulho ser Presidente de uma Federação que tem uns atletas como estes”. A concluir, expressou o desejo de que o título de campeão mundial “seja um tónico para o João Ribeiro atacar este ciclo olímpico e conseguir um grande resultado”.



Com a humildade que lhe é característica, João Ribeiro agradeceu à Câmara Municipal a homenagem e estendeu os agradecimentos a todos quantos o têm apoiado ao longo da carreira, bem como ao Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e à sua equipa “pelo excelente trabalho em prol da modalidade”. O atleta fez também questão de agradecer ao Desportivo e Recreativo de Gemeses a quem deve a sua formação desportiva, assim como ao seu actual clube, “porque se não fosse o Benfica, se calhar não estava a fazer alta competição, neste momento”, frisou.



O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário