ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Palmeira de Faro apresenta monografia da freguesia e homenageia campeões do Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro


Palmeira de Faro apresenta monografia da freguesia e homenageia campeões do Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro

 
 
Três semanas após a inauguração do Centro Social de Palmeira de Faro, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende regressou ontem, dia 4 de Agosto, a este equipamento para participar na cerimónia de apresentação da monografia “Palmeira de Faro: Gentes e Memórias”, da autoria de Manuel Albino Penteado Neiva, e na homenagem à equipa de Infantis do Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro, que se sagrou Campeã Distrital e Concelhia, na época desportiva 2012/2013. 


A monografia é uma edição da Junta de Freguesia, que vê concretizada uma intenção com alguns anos a escassas semanas de Palmeira de Faro agregar com Curvos. O Presidente da Junta de Freguesia não deixou de criticar a medida do Governo, que classificou como uma “maldade” e “um claro revés para as freguesias”. Jorge Filipe mostrou-se, ainda assim, convicto de que “as freguesias vão continuar a manter a sua identidade e os limites geográficos vão ser sempre um marco”. O Autarca expressou a sua satisfação pela edição da monografia de Palmeira de Faro, considerando que reúne grande número de documentos e abarca grande parte da história da freguesia, desde o seu património às suas gentes, com referência também ao Presidente da Câmara Municipal de Esposende, também ele natural de Palmeira de Faro, facto que João Cepa considerou “uma grande honra e um enorme privilégio”.

 

Ao lançamento da monografia de Palmeira de Faro, a Junta de Freguesia quis associar a homenagem à equipa de Infantis do Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro, pela conquista dos títulos Distrital e Concelhio. Jorge Filipe felicitou os jovens jogadores, incentivando-os a continuar a praticar desporto, mas sem descurar os estudos, e aproveitou a oportunidade para elogiar o excelente trabalho dos antigos e actuais dirigentes e equipa técnica, assim como o apoio dos pais que tem permitido manter em actividadade o clube, nos escalões de formação.

 

A terminar a sua intervenção, Jorge Filipe deixou o apelo à Câmara Municipal de Esposende para a beneficiação do piso do campo de jogos, com a colocação de um relvado natural ou sintético.

 

Na resposta, o Presidente da Autarquia disse não poder assumir qualquer compromisso, uma vez que está a cerca de dois meses de cessar funções, mas deixou a recomendação ao seu sucessor para que faça cumprir a vontade da Junta de Freguesia e do clube. João Cepa reconheceu que o investimento se justifica e que se enquadra na política de apoio aos escalões de formação que o Município tem vindo a seguir, como forma de incentivar à prática desportiva, neste caso, do futebol.

 

O Autarca felicitou os atletas da equipa campeã do Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro e incentivou-os a continuar a aliar a prática do futebol aos estudos, deixando ainda o recado para que “joguem com humildade”. Deixou palavras de incentivo e felicitação à equipa técnica e aos dirigentes do clube e expressou o seu reconhecimento aos que têm permitido manter vivo o Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro.

 

Apesar da satisfação pela edição da monografia da freguesia que o viu nascer, João Cepa não deixou de criticar a agregação de freguesias, que apelidou de “um crime de pessoas que não conhecem nada do poder local e da história local”. O Presidente da Câmara Municipal louvou o “acto de coragem” da Junta de Freguesia de Palmeira de Faro, dizendo que merece ser realçado porque “é importante no registo para a posterioridade daquilo que foi a nossa freguesia ao longo de todos estes séculos”. Dirigiu palavras de elogio ao autor, Albino Penteado Neiva, a quem diz estar “eternamente grato” por o ter iniciado na vida autárquica, mas sobretudo por todo o trabalho de investigação que tem vindo a desenvolver. “É um trabalho notável, são anos e anos de pesquisa e isto só se faz com uma grande paixão”, afirmou.

 

A cerca de dois meses de deixar o cargo, João Cepa elencou, em jeito de retrospectiva, as obras que a Câmara Municipal concretizou e/ou apoiou, em Palmeira de Faro, no decurso da sua presidência, nomeadamente as intervenções de ampliação/requalificação do cemitério, o arranjo do adro paroquial, a construção do Centro Paroquial, o arranjo da Fonte do Susão, a requalificação do Monte do Senhor dos Desamparados, a construção de dois campos polidesportivos, a requalificação da Sede da Junta de Freguesia, a ampliação e requalificação do Jardim de Infância, a requalificação da Escola EB1 do Barral, a que se somam o investimento de 2 milhões de euros em redes de saneamento básico e, mais recentemente, a construção do Centro Social de Palmeira de Faro.

 

A apresentação da monografia “Gentes e Memórias” esteve a cargo do autor, que assinalou que “Palmeira de Faro tem uma riqueza histórica ímpar”. Albino Penteado Neiva referiu que este livro “é um marco histórico, por várias razões” e frisou que “uma monografia nunca é um trabalho final”. A terminar a apresentação, o investigador desafiou os Palmeirenses para que “peregrinem pela história de Palmeira de Faro”.

 

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário