ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 5 de março de 2013

Município de Esposende promove teatro de Gil Vicente para alunos do 9.º ano


No mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro (27 de Março), a Câmara Municipal de Esposende vai promover, no âmbito do projecto “O Teatro e as Escolas”, a apresentação da peça “Mestre Gil” pela Companhia de Teatro “Há Cultura”, dirigida aos alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade nas escolas do concelho. Assim, estão previstas duas sessões, no dia 6 de Março, às 10h30 e às 14h30, no Auditório Municipal de Esposende.

Com encenação de João Ricardo e interpretações de Elisabete Piecho, João Loy e Paulo Oliveira, “Mestre Gil” é uma peça sobre Gil Vicente, um mestre de teatro e da crítica social, capaz de ver nos outros aquilo que vai encontrando em si. Ver teatro de Gil Vicente (1465?-1536?) permite ao espectador de hoje percorrer a sociedade da época e os problemas e conflitos interiores de um autor do séc. XVI.


Percorrendo uma grande parte do chamado "teatro vicentino", “Mestre Gil” resulta na apresentação de inúmeras personagens cujas características são realçadas através de um exagero propositado. Surge assim, num ritmo quase estonteante, um mosaico de diferentes atitudes, posturas, gestos e formas de discurso que surpreendem a cada mudança.

O projecto “O Teatro e as Escolas” visa a promoção do teatro, como arte do espectáculo, junto das escolas, constituindo-se como apoio ao programa curricular da disciplina de Língua Portuguesa, através da dramatização de textos que os alunos estudam durante o ano lectivo.

É neste sentido que as peças de teatro seleccionadas privilegiam os grandes vultos da literatura portuguesa, sendo que, este ano, se centra em Gil Vicente.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário