ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 15 de março de 2013

Município de Esposende assinala Centenário do Nascimento da Escritora Ilse Losa


A Câmara Municipal de Esposende vai assinalar o Centenário do Nascimento de Ilse Losa, através da realização de um conjunto de iniciativas, que visam recordar esta conceituada escritora, de origem alemã, que manteve forte ligação a Esposende, e dar a conhecer a sua obra.

Ilse Lieblich Losa nasceu a 20 de Março de 1913, em Bauer, na Alemanha. Perseguida pela sua ascendência judaica, veio para Portugal em 1934, radicando-se no Porto, onde conheceu o marido, o arquitecto esposendense Arménio Losa. É nesta cidade que Ilse Losa inicia a escrita literária com a obra “O Mundo em que vivi” (1949) e se consagra como escritora. Escreveu livros para crianças e para adultos e colaborou com diversos jornais e revistas portuguesas e alemãs, tendo sido distinguida com vários prémios literários, entre os quais o “Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças – Melhor Texto”, de 1980-1981, pelo livro “Na Quinta das Cerejeiras”, e o “Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças”, em 1984, pelo conjunto da sua obra. Ilse Losa faleceu em Janeiro de 2006, na sua casa do Porto.

Precisamente no dia em que se assinalam os 100 anos do nascimento da escritora, a 20 de Março, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura apresenta a exposição “Ilse Losa” de Manuela Bacelar. A mostra é composta pelas ilustrações de Manuela Bacelar para as obras de Ilse Losa. Considerada uma das mais importantes ilustradoras contemporâneas, Manuela Bacelar foi a principal ilustradora das obras de Ilse Losa, tendo ilustrado mais de meia centena de livros da sua autoria. Pelas ilustrações do livro “Silka”, de Ilse Losa (1989), foi premiada, em 1989, com a Maçã de Ouro da Bienal Internacional de Bratislava, e, em 1990, com o Prémio Gulbenkian de Ilustração.

O programa prossegue no dia 9 de Abril, com a realização do Seminário “Sob céus estranhos, uma artista chamada Ilse”, a decorrer na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. A sessão de abertura, marcada para as 9h30, contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, e do Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes.

“Revisitar Ilse Losa, a sua vida e obra, os seus livros para crianças” é o tema do primeiro painel, a cargo de José António Gomes, da Escola Superior de Educação do Porto, seguindo-se a intervenção “Sob Céus Estranhos, de Ilse Losa – um Espaço de Encontro de Culturas”, a cargo de Ana Isabel Marques, do Instituto Politécnico de Leiria.

Para as 11h00 está prevista a apresentação de Ana Cristina Vasconcelos, da Escola Superior de Educação do Porto, intitulada “Leitura(s) de um 'tempo sem graça' - seis narrativas para a infância, de Ilse Losa”, seguindo-se a intervenção de Ana Margarida Ramos, da Universidade de Aveiro, “Inovando na literatura infantil: Ilse Losa e os temas emergentes”. A encerrar os trabalhos do período da manhã, Sara Reis da Silva, da Universidade do Minho, vai falar sobre o tema “Entre o sonho e o real quotidiano: uma revisitação do texto dramático de Ilse Losa”.

Após o almoço, os trabalhos serão retomados por volta das 14h30, com a apresentação “Os dias de sol no 4º D”, pelo escritor António Mota. A ilustradora Manuela Bacelar vai falar sobre “Ilse Losa: Do Campo Alegre à Pasteleira” e o amigo da família e fotógrafo Luís Ferreira Alves dissertará sobre “Arménio e a Ilse, (…) o casal sempre presente…”, enquanto que Alexandra Losa e Ana Cristina Vasconcelos se propõem a “Uma Conversa”. A encerrar o Seminário, pelas 17h00, usará da palavra, a Vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Esposende, Jaqueline Areias.

As inscrições para o Seminário, gratuitas mas limitadas, são efectuadas, via e-mail, até ao dia 4 de Abril, para biblioteca.municipal@cm-esposende.pt.

O programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Ilse Losa inclui, ainda, no dia 15 de Abril, às 10h30, na Biblioteca Municipal, o lançamento nacional do selo filatélico de Ilse Losa, integrado na série “Vultos da Cultura” 2013, com carimbo do dia.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário