ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 15 de março de 2013

Nova toponímia nas ruas de Esposende pelos direitos da infância


A partir de hoje e durante dois meses, dois largos e uma rua da cidade de Esposende vão ter novos nomes. Esta mudança temporária de designação acontece no âmbito da Campanha “Procuram-se Abraços 2013”, que a Associação Mundos de Vida está a desenvolver em dez concelhos do Norte do país, para promover o Acolhimento Familiar de Crianças.


Assim, de 14 de Março a 14 de Maio, o Largo Rodrigues Sampaio passará a designar-se Largo dos Abraços, a Rua 1º de Dezembro será a Rua das Famílias de Acolhimento e a Praça do Município ostentará a designação de Praça Cidade Amiga da Infância.


Trata-se de assinalar um original itinerário ligado aos direitos da criança que o programa lançado há seis anos pela Mundos de Vida tem vindo a fazer, procurando, todos os anos, encontrar mais famílias para acolher crianças que temporariamente não podem viver com os seus pais, devido a dificuldades sociais graves.

A iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende, parceiros da Associação Mundos de Vida neste projecto de angariação de Famílias de Acolhimento, e pretende mobilizar e reconhecer o papel da comunidade na criação de um concelho onde cada criança possa crescer numa família, mesmo que não seja a sua.

Através desta mudança de toponímia provisória pretende-se reconhecer o extraordinário papel social das famílias de acolhimento e tornar visível aos olhos de todos que ainda existem muitas crianças que vivem em instituições que podiam crescer melhor numa família como a sua.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário