ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Centro de Educação Ambiental promove workshop sobre compostagem doméstica


Centro de Educação Ambiental promove workshop sobre compostagem doméstica

O Centro de Educação Ambiental vai promover um workshop sobre compostagem doméstica, dirigido à população em geral. Intitulada “Hoje é dia de compostar, outra forma de reciclar”, esta acção vai decorrer no próximo sábado, dia 5, a partir das 10h00, no Auditório do Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, e será orientada por Tânia Pinto, representante da LIPOR.

Esta iniciativa pretende incentivar à prática da compostagem caseira, processo que tem por base a reciclagem dos resíduos verdes e castanhos provenientes da manutenção dos espaços verdes e das culturas. Por outro lado, pretende-se esclarecer os participantes sobre os requisitos e cuidados necessários à realização da compostagem e vermicompostagem, bem como dar a conhecer diferentes formas de fazer compostagem.

A adopção desta prática traz inúmeros benefícios, uma vez que, para além da consequente redução da quantidade de resíduos urbanos encaminhados para aterro, o produto resultante da compostagem, o composto, pode ser incorporado no solo, melhorando a sua estrutura e actuando de forma positiva no desenvolvimento das plantas.

Refira-se que a LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto é uma entidade que desde a sua criação, em 1982, tem apostado na valorização orgânica, através do processo da compostagem, constituindo uma das suas principais componentes da política de gestão integrada de resíduos sólidos. Assim sendo, Tânia Pinto irá esclarecer os participantes sobre a importância deste método de valorização de resíduos e as vantagens económicas e ambientais associadas, bem como explicar como se pode fazer compostagem em casa.

A participação neste workshop é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, que deve ser efectuada até à próxima sexta-feira. Mais informações disponíveis no site da Esposende Ambiente em www.esposendeambiente.pt.

EAmb – Esposende Ambiente, EMM
Rua da Ribeira - Esposende
Tel: 253 969 380
Fax: 253 969 385

Nenhum comentário:

Postar um comentário