ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Câmara Municipal aprovou Relatório e Contas de 2011 da Esposende Ambiente

Câmara Municipal aprovou Relatório e Contas de 2011 da Esposende Ambiente

A Câmara Municipal de Esposende aprovou o Relatório e Contas referentes ao ano 2011 da Esposende Ambiente. A empresa municipal fechou o ano com um resultado líquido positivo de aproximadamente 65 500 euros e um volume de negócios na ordem dos cinco milhões de euros, números que reflectem a boa gestão que tem vindo a ser seguida pela empresa, não obstante os constrangimentos económico-financeiros.

Depois de, em 2010, ter assumido todas as competências do Município em matéria de ambiente, a empresa viu, no último ano, consolidar-se a estratégia então delineada, traduzida numa melhor gestão de meios e recursos e na concretização de mais e melhores serviços.

Realce para os excelentes resultados das acções de fiscalização ambiental, que têm permitido minimizar diversos problemas de carácter ambiental e também social. De assinalar também os resultados positivos ao nível do combate às perdas de água e diminuição das infiltrações na rede de drenagem de águas residuais, sendo que, na gestão de espaços verdes, prosseguem todos os projectos visando a aplicação de boas práticas, a remodelação de espaços verdes visando uma mais sustentada gestão dos mesmos e, ainda, a continuidade da valorização de resíduos verdes.

Em 2011, a Esposende Ambiente procedeu à elaboração/revisão e implementação de todo um conjunto de ferramentas de trabalho, como são os Planos de Gestão em matéria de Resíduos Urbanos, Energia, Sustentabilidade e Valorização das Freguesias, entre outros, com destaque para o Plano de Gestão da Rede Hídrica. Todos estes planos permitem, entre outros aspectos, o acompanhamento e a monitorização das acções traçadas, que resultam da implementação das estratégias de ordem geral definidas para o município.

O ano transacto marcou a entrada em vigor do novo Regulamento de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais, que contempla todas as novas directrizes legais, normativas e regulamentares em matéria de abastecimento de água e saneamento de águas residuais. Foram também concluídas as últimas grandes empreitadas de saneamento básico e desenvolvidas novas estratégias de angariação de clientes.

A empresa assegurou também a manutenção da Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente, estando em perspectiva a certificação em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, bem como a Certificação Energética.

No âmbito da adesão aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, a Esposende Ambiente definiu um conjunto de metas em matéria de meio ambiente, direitos humanos, direitos do trabalho e combate à corrupção, num total de mais de 20 medidas implementadas com sucesso. A nível social, desenvolveu a “Plataforma GPS – Grandes e Pequenos Sorrisos”, um projecto que visa fomentar a solidariedade interna, na procura da melhoria das condições de vida dos colaboradores da empresa e da comunidade.

De resto, mantém-se a aposta na área informática, com a criação de várias ferramentas para utilização pelos diferentes serviços da empresa municipal, que, com a entrada em funcionamento do Centro de Educação Ambiental, em Agosto de 2011, reforçou a aposta na sensibilização e educação ambiental de toda a comunidade

EAmb – Esposende Ambiente, EMM
Rua da Ribeira - Esposende
Tel: 253 969 380
Fax: 253 969 385

Nenhum comentário:

Postar um comentário