quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Câmara Municipal de Esposende promove formação para cantinas



Câmara Municipal de Esposende promove formação para cantinas

Integrado no Programa de Educação e Segurança Alimentar, a Câmara Municipal de Esposende vai promover um conjunto de acções de formação, destinadas aos manipuladores alimentares das cantinas com preparação de refeições escolares.

Pretende-se contribuir para o fornecimento de refeições seguras e de qualidade, e para a motivação, formação e educação dos colaboradores envolvidos na preparação de alimentos, assim como garantir a qualidade do produto, a melhoria contínua e a satisfação dos colaboradores e consumidores, demonstrando a evidência das boas práticas.


Assim, a iniciar este ciclo, no dia 20 de Dezembro, será abordada a questão da “Elaboração das ementas”. O refeitório escolar deve oferecer refeições saudáveis e seguras que ajudem a satisfazer as necessidades nutricionais e energéticas dos alunos. É ao mesmo tempo um espaço onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser estimulados e praticados, pelo que é fundamental cumprir um conjunto de regras que assegurem que as ementas satisfazem as necessidades das crianças.

Em Março de 2012, nos dias 26, 27 e 28, falar-se-á sobre “Higiene e Segurança Alimentar”, nomeadamente a metodologia dos 4C’s. Os requisitos de implementação dos princípios de segurança alimentar deverão ter a flexibilidade suficiente para serem aplicáveis em todas as situações, incluindo as cantinas escolares.

A encerrar este ciclo, no dia 3 de Abril, a formação, a realizar em colaboração com a Escola Profissional de Esposende, será de componente prática e sobre “Técnicas de culinária”. O objectivo é demonstrar técnicas de preparação, confecção e empratamento que podem ser utilizadas na preparação das refeições escolares.

O objectivo deste plano de formação é contribuir eficazmente para a educação alimentar das crianças. Comer não é apenas ter acesso a bens alimentares, é preciso "saber comer", sendo de extrema importância saber escolher os alimentos, quer em variedade, quer em quantidade adequada às necessidades diárias, ao longo das várias fases da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário