ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 1 de julho de 2011

VIA VETERIS - Constituição de Associação Jacobeia em Esposende



Foi recentemente criada a VIA VETERIS – Associação Jacobeia dos Caminhos de Esposende, com o intuito de contribuir para o estudo, sinalização, manutenção da sinalética e divulgação dos Caminhos de Santiago no concelho de Esposende, prestar apoio ao peregrino e desenvolver iniciativas em prol do estudo, defesa e divulgação do património natural, material e imaterial, incluindo o reconhecimento de percursos históricos, e acções de alerta e sensibilização ambiental, entre outros objectivos.

Esta Associação tem por base um grupo alargado de cidadãos do concelho de Esposende, simpatizantes do Caminho de Santiago e que vinham já mantendo diversas actividades em prol deste caminho de peregrinação, nomeadamente a sinalização do Caminho Português da Costa entre Rates e Esposende, integrando neste momento o grupo de Sócios Fundadores da Associação.

A Associação Via Veteris, cujos órgãos tomaram posse em Assembleia de 7 de Abril de 2011, tem já previsto um plano de actividades para o corrente ano onde destacamos:

24 JUL: Caminhada à descoberta do Caminho de Santiago, entre S.P. Rates e Esposende (Albergue de S. Miguel, em Marinhas).

25 JUL: Palestra “CAMINHOS PORTUGUESES DE PEREGRINAÇÃO – Via Veteris versus Caminho Português do Litoral para Santiago”, proferida por Carlos Alberto Brochado de Almeida, Faculdade de Letras da Universidade do Porto;

11 SET: Caminhada à descoberta do Caminho de Santiago, entre Apúlia e Castelo de Neiva (Igreja de Castelo de Neiva);

05 OUT Peregrinação a Santiago de Compostela em Bicicleta pelo Caminho Português da Costa;

Das actividades já realizadas, destaque para a colaboração com a Câmara Municipal de Esposende, a Junta de Freguesia de Marinhas e a Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas na criação de condições para a abertura do Albergue de S. Miguel, em Marinhas.

Albergue de S. Miguel, em Marinhas
internet: http://www.viaveteris.pt/  (em construção)
De Manuel Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário