ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 1 de março de 2011

Esposende promoveu “Março com Sabores do Mar” na BTL e em Santiago de Compostela


O Município de Esposende esteve na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e na Loja de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em Santiago de Compostela, para promover a iniciativa Março com Sabores do Mar.
Depois de ter apresentado o evento em Esposende, a Câmara Municipal aproveitou a Feira Internacional do Turismo para dar a conhecer a iniciativa, considerada um cartaz turístico da maior relevância para promover o concelho e combater a sazonalidade. Com o mesmo objectivo, a Autarquia esteve também na vizinha região da Galiza, onde o Vereador do Turismo, Rui Pereira, se fez acompanhar de Francisco Sampaio, em representação da Confraria dos Gastrónomos do Minho.
A 12.ª edição do Março com Sabores do Mar envolve a participação de 26 unidades de restauração do concelho que, ao longo do mês, vão servir pratos de peixe e marisco. Aliar a tradição à inovação é o desafio que vão tentar superar os 16 restaurantes aderentes ao 9.º Concurso Gastronómico “ Sabores do Mar”, bem como os alunos da Escola Profissional de Esposende concorrentes ao 3.º concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”.
Um curso intensivo de iniciação à cozinha, na Escola Profissional de Esposende, a 14 de Março, e um “Challenger” de várias actividades na Zona Ribeirinha de Fão, no dia do Pai, integram o programa desta 12.ª edição, bem como o Fim de Semana Gastronómico, organizado em parceria com a Entidade Regional Turismo e Norte de Portugal, nos dias 5 e 6 de Março, e a VII Festa Gastronómica da Lampreia do Rio Cávado, a realizar pela Associação dos Profissionais de Pesca do Concelho de Esposende, entre os dias 11 e 13. Do cartaz deste ano faz parte igualmente o Troféu Nacional de Moto Ralis, organizado pelo Moto Clube do Porto, que se realizará nos dias 26 e 27.
Paralelamente, desenrolar-se-á um programa de animação ao Fim de Semana Gastronómico, que inclui visitas guiadas pela tradição marítima da cidade de Esposende e ao Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, e a realização de um Festival Infantil de Folclore. Aproveitando a realização do Março com Sabores do Mar, a Câmara Municipal procede à apresentação do novo portal de Turismo de Esposende, no dia 4 de Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário