ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Autarquia, Centro de Saúde e Escolas parceiros no programa “Crescer Saudável”



A Câmara Municipal de Esposende, conjuntamente com o Centro de Saúde de Esposende, os Agrupamentos de Escolas do concelho e a Escola Secundária Henrique Medina, criou um novo projecto, intitulado “Crescer Saudável”, que visa a promoção da saúde como um bem a cuidar, preconizando uma intervenção precoce no que respeita aos estilos de vida saudáveis.
A constituição deste grupo tem como principal objectivo a conjugação de esforços no sentido de partilhar e optimizar recursos. Nesta perspectiva, estão a ser desenvolvidas, junto da comunidade escolar, diversas actividades que promovem estilos de vida saudáveis e que se enquadram em áreas como a promoção da prática desportiva, a alimentação, a educação sexual, apoio psicológico, entre outras. Salientam-se, por exemplo, o Programa de Saúde Oral e os programas “Segurança Alimentar para os mais novos” e “Apetece-me”, bem como o Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, os Jogos Desportivos Escolares, o PRESSE e o PASSE. Destaque ainda para um novo projecto que assenta no Apoio Psicológico e Educativo às crianças que frequentam as escolas do concelho.
Enquadrado neste projecto, são ainda desenvolvidas actividades de carácter pontual, como foi o caso do Dia Mundial do Doente, em as crianças da EB1/JI do Facho, de Apúlia, efectuaram uma visita guiada à Extensão de Saúde local. Esta actividade enquadrou-se no projecto escolar deste estabelecimento de ensino “Saber crescer em cidadania”, onde as crianças tiveram oportunidade de trabalhar os direitos e os deveres do doente e, assim, fomentar uma relação saudável com o médico e o enfermeiro, desmistificando alguns conceitos aliados ao momento da vacina ou da consulta médica.
A Câmara Municipal defende que os programas de saúde escolar, desenvolvidos dentro de parcerias comunitárias, constituem uma das formas mais eficazes para alcançar resultados positivos junto das crianças em idade escolar, dos adolescentes e da comunidade em geral, e são um meio sustentável de promover práticas saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário