ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Município de Esposende garante continuidade do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente

A “Câmara Municipal de eleição” foi deste modo que a equipa auditora da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) classificou a Câmara Municipal de Esposende, na recente auditoria de renovação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente. Para além de ter renovado a certificação nas divisões que já integravam o sistema de gestão, a Autarquia alargou o âmbito da certificação, ao nível da Qualidade, à Divisão de Serviços Financeiros. Saliente-se que, ao nível do Ambiente, a Câmara Municipal já se encontra certificada em todas as suas actividades.
Durante os três dias de auditoria, a APCER teve oportunidade de confirmar o cumprimento dos requisitos exigidos pelas normas de referência – Qualidade e Ambiente, tendo destacado o excelente desempenho do Município na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente. Os auditores consideraram que o conhecimento, a qualidade e o espírito de equipa demonstrados se traduzem na colaboração e postura construtiva demonstradas pelos seus colaboradores.
Destacaram como pontos fortes do sistema a intensa e constante focalização no munícipe e a constante melhoria da prestação da Autarquia, numa perspectiva de evolução e de competitividade entre municípios, não obstante as condições adversas da actual conjuntura. Entre vários outros projectos de melhoria em curso, foram salientados o “Simplex Autárquico”, o “Despacho na Hora” e o “Guia de Gestão Ambiental em Obra”, bem como enaltecida a importância do processo de auditoria interna, tido como de importância vital para a prossecução dos objectivos e das metas delineadas, na óptica da constante melhoria dos serviços prestados.
A preocupação em considerar e respeitar os munícipes (as suas aspirações e os seus direitos), a par do objectivo de preservar o ambiente e o património natural do concelho, são pilares da política da Autarquia e claramente assumidos pelos seus responsáveis, que apontam este caminho através do Sistema Integrado de Qualidade e Ambiente, dando, assim, um sinal importante para a sua consolidação e incremento.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Esposende foi a primeira do país a obter a dupla certificação (Qualidade e Ambiente), processo que se iniciou em Setembro de 2005 e que tem vindo a ser alargado, ao longo do tempo, às diferentes divisões e serviços. É de salientar que todo este processo se suporta numa forte reorganização dos serviços da Autarquia, tendo por pressuposto a melhoria do serviço prestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário