Domingo, 15h00 – Praia da Couve
Com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia vai organizar uma Mareada, no próximo domingo, dia 20 de Junho, pelas 15h00, na Praia da Couve, em Apúlia.
Com o intuito de promover os costumes e tradições agro marítimas, esta Mareada consiste na realização de uma simulação da apanha do sargaço como se fazia nos tempos idos, com abordagem ao ciclo do sargaço (seca e visita a masseiras).
A apanha do sargaço na Apúlia tem uma especificidade muito própria, única do mundo, razão pela qual já integrou uma candidatura luso-galaica a património oral e imaterial da humanidade, apresentada em 2005, que não foi bem sucedida.
O Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia considera que a atribuição do estatuto de património oral e imaterial da humanidade à apanha do sargaço terá efeitos positivos não só ao nível da preservação da tradição, mas também na promoção turística da região e no incremento da agricultura biológica.
Refira-se que o sargaço é um fertilizante agrícola constituído por algas marinhas, retiradas do mar após as marés vivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário