quinta-feira, 4 de março de 2010

Biblioteca Municipal de Esposende assinala efemérides em Março

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai comemorar diversas efemérides associadas ao mês de Março, com muita animação e actividades.
Assim, vai assinalar o 100.º aniversário do Dia Internacional da Mulher com uma mostra documental alusiva a este importante movimento cívico, cultural, politico e social, com destaque para a luta pela igualdade de direitos em Portugal, na qual se distinguiram grandes nomes da cultura portuguesa, como a grande filóloga Carolina Michaëlis de Vasconcelos, (a primeira mulher a leccionar numa Universidade portuguesa), Ana de Castro Osório, entre outras. Deste modo, a mostra revisita a mulher na política, na Universidade, na Arte, na Literatura, entre muitos outros aspectos, sem esquecer a relação deste movimento com a implantação da República em Portugal.
O Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de Março, vai ser lembrado através do património oral português (lengalengas, trava-línguas e rimas) com as iniciativas “A Brincar se aprende a rimar”, destinada a crianças do 2.º ao 4.º anos de escolaridade, e o “Baú das lengalengas” para as crianças da Educação Pré-escolar.
Ainda no âmbito da relação dos Serviços Educativos com a vida quotidiana, as semanas de 26 de Março a 12 de Abril serão dedicadas a acções ligadas à Páscoa e à sua simbologia cristã, com a realização de oficinas de artes plásticas, jogos, poemas e uma mostra documental.
Para além destas acções, continuam as regulares actividades como a Hora do Conto, quer para a Educação Pré-escolar, com a proposta “A princesa baixinha”, de Beatrice Masini, quer para as crianças da creche, com “A vaquinha” de Klaartje van Der e outras histórias, com cenários originais integralmente concebidos pelos Serviços Educativos da Biblioteca.
De referir que a programação dos Serviços Educativos tem uma grande procura, tendo registado no mês de Fevereiro a participação de 385 crianças, pelo que a impossibilidade de responder a todas as instituições obrigou à reposição de algumas histórias no mês de Março.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário