No âmbito dos Programas de Educação para a Sustentabilidade para o ano lectivo 2009/2010, e mais especificamente da iniciativa "Dia a dia pense verde todo o ano", a Câmara Municipal de Esposende levou a cabo uma palestra sobre "Recursos Hídricos" junto dos alunos do 3º e 4º anos da Escola Básica Integrada de Forjães.
Esta iniciativa, que pretendeu sensibilizar os mais novos para a importância da água e para a utilização racional e sustentada deste recurso essencial à vida, bem como dar a conhecer as várias fontes e formas de poluição aquática, teve também como objectivo assinalar, de forma simbólica, o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de Fevereiro, data em que foi assinada a Convenção de Ramsar, em 1997.
As Zonas Húmidas desempenham um papel regulador fundamental em termos do ciclo hidrológico ao permitirem a deposição de sedimentos e nutrientes transportados pela água e a sua acumulação ou incorporação na vegetação residente. Estas zonas tornam os ecossistemas húmidos bastante produtivos, competindo com os sistemas agrícolas intensivos e controlando cheias e inundações. Além disso, constituem zonas de recarga de aquíferos e de purificação de águas doces, constituindo o local indicado para a desova de muitas espécies aquáticas. Assim, durante a actividade foi dado especial destaque aos estuários e sapais, nomeadamente ao Estuário do Cávado e do Neiva.
Esta iniciativa encontra–se integrada no Plano de Actividades do projecto "Eco–Escolas" da Escola Básica Integrada de Forjães, estabelecimento de educação e ensino que foi galardoado, nos últimos dois anos, com a bandeira "ECO–Escola", como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito deste projecto que se encontra sob a responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende
Nenhum comentário:
Postar um comentário