domingo, 11 de outubro de 2009

Liedson é chamado para jogos decisivos de Portugal

Vale a pena ler.
Notícia divulgada no jornal "AQUI MA" no dia 2/10/09.

"O técnico Carlos Queiroz, da seleção portuguesa, anunciou nesta segunda-feira os 22 jogadores que disputarão as partidas contra Hungria e Malta, decisivas para a classificação do país no grupo 1 das eliminatórias europeias à Copa de 2010. O luso-brasileiro Liedson, ex-Coritiba, Corintians e Flamengo, está na lista. O jogador do Sporting se naturalizou recentemente.
A vantagem dos portugueses é disputar os dois confrontos em casa: enfrentam a Hungria no dia 10, em Lisboa, e pegam Malta quatro dias depois, na cidade de Guimarães.
Portugal está em terceiro lugar, com os mesmos 13 pontos da Hungria, e não depende apenas de si.
A liderança é da Dinamarca, que tem 18, seguida da Suécia, com 15.
O segundo colocado da chave avança à repescagem, e o primeiro tem vaga garantida na África do Sul.
Segundo o técnico Carlos Queiroz, este grupo lhe dá "garantias" e faz com que ele fique "otimista" em busca de duas vitórias.
- Temos uma boa equipe, um espírito de grupo fantástico e uma vontade extrema de conseguir o grande objetivo de garantir a classificação ao Mundial - acrescentou o técnico, pedindo a presença da torcida nas duas partidas decisivas.
Curiosidade: O jornal circula em todo o estado do Maranhão e custa, apenas, R$ 0,25(vinte e cinco centavos).

3 comentários:

  1. O ESC:
    Os seus protagonistas desportivos:

    Um jogador do ESC que merece a estima e consideração, como muitos outros, é o Adelino, atleta de estatura pequena mas, enorme a jogar futebol. A sua carreira foi efémera porque os seus familiares dificultaram outros voos que o Adelino iria provavelmente ter.
    Nesse tempo, décadas de 50/60 e mesmo de 70, os pais não encaravam muito bem o fenómeno desportivo e os filhos deixarem a sua terra, fora da órbitra familiar, era um grande sarilho. Os tempos eram outros....
    O Adelino passou pelos juniores do Varzim - 1959/60 (?) treinou nos seniores e foi mesmo seleccionado pela Selecção do Norte pelo treinador A. Baeta, antigo treinador do Porto. Possuia um potencial futebolistico notável e a cabecear era "craque". Marcou muitos golos pelo ESC.
    O Felismino, guarda-redes mereceu também essa chamada à selecção, o que comprova o seu real valor.
    Este Esposendense passou pelas hostes do ESC nas épocas de 1960/61 e 61/62 ( a confirmar , em rigor...) e jogou com o Sotero, Chino,"Fininho" , L. Laguna, Carvalho de Gandra, Manuel Losa, Quim Tripas (O elástico), entre outros.
    Sabem quem treinou o Adelino no Varzim S.C.?
    Precisamente o "grande" Meirim" que gostava muito dele e queria levá-lo para outros clubes de maior renome e projecção.
    O Adelino trabalhou na Tipografia Cávado,(ver foto) ainda me recordo, com o Fernando Rosário, o Chico Rosário -"O Purguinha"-,o Manuel e Fernando, seus irmãos, Sr. Belemino que era o seu chefe.
    O Adelino viu-se impedido, algumas vezes de treinar e de jogar por motivos profissionais porque nem sempre o Dr. Z. Amândio o autorizava para ir aos treinos, o que lamentava.
    Deste meu grande amigo , consegui numa mera e rápida conversa informal de rua, no dia 27 de Outubro, recolher estes dados, mas um dia , muito breve, completaremos o trajecto mais completo do Adelino.
    A história do ESC vai-se construindo, pedaço a pedaço, para que um dia, se elabore a sua história "definitiva", se é que há "definitivismo" ou "determinismo factual" na construção da história que está em constante renovação e actualização.
    Um registo para os amigos, todos nós , do ESC.
    Carlos Barros

    ResponderExcluir
  2. ESC:
    Os seus antigos atletas:
    Adelino, de pequena estatura, mas um grande jogador do ESC.
    Na sua actividade desportiva notabilizou-se ao serviço do Varzim, em Juniores,na época de 1962/63, treinando, algumas vezes com os seniores, e em 1963/64 e 1964/65 fez parte do plantel do ESC.
    Trabalhou na Tipografia Cávado de Esposende com o Fernando Rosário, Manel e Fernando, seus irmãos, Chico Rosário "Purguinha", sr Belemino que era o seu chefe e a sua dedicação e o cumprimento profissional iimpedia-o de treinar muitas vezes no Campo P. Sá Pereira, à tardinha já que o Dr. Z. Amândio não lhe facilitava a vida desportiva por "razões que desconheço".
    o Adelino marcou inúmeros golos de cabeça, que era a sua especialidade, e espraiou talento contra as equipas adversárias (Fafe,Limianos, Gil Vicente, Riopele...).
    Este esposendense jogou com o Sotero, J. Vilarinho, Fininho,Losa, Leonel Laguna (era quase Leonel Messi...), Carvalho de Gandra, Passos Chino, A. e M. Pinto,Quim tripas, Graça/Augusto, Saganito, entre outros.
    Teve como treinador o Artur Baeta, J. Meirim e foi seleccionado para a Selecção do Norte.
    Era muito apreciado, pelos seus dotes futebolisticos, pelo Meirim e se não foi mais longe, foi porque a família não facilitava e o "menino", como muitos outros bons jogadores de esposende dificilmente poderiam deixar a terrinha do Cávado...
    Do Adelino, ficam estes apontamentos, tirados numa breve e fugidia converda ou troca de impressões de rua, no dia 27 /10/2009, numa tardinha de nevoeiro.

    Um abraço futebolístico

    Carlos Barros

    ResponderExcluir
  3. Saudações matinais, Fernando:
    Tenho-te a comunicar que me foi dito que a TININHA faleceu no hospital.
    A confirmar esta tragédia, um lamento de dor mas a vida é assim. imprevisível e , por vezes, traiçoeira"...
    Brevemente, escreverei algo sobre a Tininha.
    Parabéns pelo aniversário da tua mãe.
    Um abraço

    ResponderExcluir