quinta-feira, 22 de abril de 2021

Município e a Esposende Ambiente

 

Esposende lança campanha de promoção do consumo da água da torneira 


Bebedouros nas escolas e oferta de garrafas reutilizáveis

a todos os alunos 

A marcar o Dia Mundial da Terra, que hoje se comemora, o Município e a Esposende Ambiente lançam uma campanha de promoção do consumo da água da torneira. A ação passa por disponibilizar bebedouros de água nas escolas desde o 2.º e 3.º ciclos até ao secundário, passando pelo ensino profissional, e pela oferta de garrafas de água reutilizáveis (cantis) a todos os alunos, incluindo também a disponibilização de um quiz online sobre o tema da água, denominado Quiz da Clarinha, em http://jogos.esposende.pt/. Numa segunda fase pretende-se levar este projeto a todas as escolas do 1º ciclo. 

25 de Abril

 


Município de Esposende assinala 25 de Abril

com programa evocativo

O Município de Esposende vai levar a efeito as comemorações do 25 de Abril, com um programa bastante diversificado que privilegia a transmissão através dos suportes digitais.

As iniciativas arrancam na sexta-feira, 22 de abril, pelas 14H45, com a tertúlia “Partidos e ideologias: significados e diferenças no contexto do espetro político português” que terá como dinamizador Vicente Ferreira da Silva, investigador do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho. Esta sessão on-line é dirigida a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Para assinalar a efeméride serão publicados, no site e no Facebook do Município de Esposende, testemunhos de alunos do concelho sobre a vivência e a importância dos valores de Abril, sob a denominação “Como sinto e vivo abril”.

Testagem à Covid-19

  

Município de Esposende apoia clubes na testagem à Covid-19 no regresso à atividade desportiva 

O Município de Esposende vai apoiar os clubes do concelho na realização dos testes à Covid-19, no retorno à prática desportiva e à competição nos escalões de formação. 

Considerando que as orientações da Direção Geral de Saúde para a retoma da prática desportiva apontam para a obrigatoriedade de testagem à Covid-19, até 72 horas antes do início das atividades, as diversas Federações e Associações Desportivas têm vindo a emitir normas e notas informativas que definem, em cada modalidade, a forma como se irá processar o regresso à prática desportiva. 

Dada a necessidade de resultado negativo num teste laboratorial ao vírus SARS-Cov-2 para o retorno dos atletas à prática e à competição nos escalões de formação, por parte da Associação de Futebol de Braga, e atendendo às dificuldades sentidas por grande parte das coletividades desportivas concelhias, o Município de Esposende decidiu promover mais uma medida de apoio, através da oferta gratuita da testagem a todos os atletas enquadrados nos escalões de formação. Este apoio implica, no entanto, que estes estejam devidamente federados na Associação de Futebol de Braga.

“Cultura para Todos em Esposende”

 

Projeto “Cultura para Todos em Esposende”

 


Município promove inclusão e fomenta literacia dos mais novos através da música 

A Escola Básica de Gemeses acolheu, hoje, a primeira sessão da ação “Inclusão e Acessibilidade na Literacia e na Música”, que integra o projeto “Cultura para Todos em Esposende”, que o Município está a desenvolver junto da comunidade concelhia. 

Esta iniciativa, uma das várias ações deste projeto, visa promover o respeito pela diferença, envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades (invisualidade, surdez, perturbação do desenvolvimento intelectual), promovendo o interesse e a motivação para a leitura, através da mistura de ingredientes imprescindíveis para o sucesso pessoal e académico, numa perspetiva multidisciplinar. 

Trata-se de um projeto musical e literário, da autoria de Pedro Pestana, que está a ser desenvolvido junto da comunidade escolar dos vários estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Através da apresentação do áudio-livro “As Histórias do João Balão” pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pela diferença envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades, motivando-os para a leitura.