sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Município de Esposende

“Polvo da Pedra à Esposende” no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
Integrado na estratégica de promoção do concelho e valorização dos produtos endógenos locais, o Município de Esposende vai marcar presença no 36.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que irá decorrer nesta cidade ribatejana entre 21 de outubro e 1 de novembro, tendo como tema “Sabores do Mar Português”.
Assim, o certame vai dedicar o dia 29 de outubro a Esposende, colocando em evidência o “Polvo da Pedra à Esposende”, o prato identitário do concelho. Entre as 12h00 e as 13h00, na Praça do Petisco, o Chefe Marco Gomes irá confecionar o prato num show cooking. Ação idêntica irá ter lugar pelas 18h30, desta feita com a confeção do “Polvo com Broa”, pelo Chefe Vitor Peixoto, sendo que ambas as demonstrações culinárias serão comentados pelo Enófilo José Silva. O dia dedicado a Esposende inclui, ainda, entre as 19h30 e as 20h00, um espaço de apresentação dos vinhos verdes de Esposende e das harmonizações dos mesmos com os referidos pratos.

Município de Esposende

Esposende associa-se à campanha de prevenção do Cancro da Mama “Outubro Rosa”
No âmbito do Plano Municipal de Promoção da Saúde, o Município de Esposende volta a associar-se ao evento “Outubro Rosa”, com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama.
Assim, em colaboração com a ACICE (Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende), vai realizar uma campanha de rua que se pretende que envolva toda a população em torno desta causa. A onda rosa terá início no dia 22 de outubro, com animação de rua na cidade de Esposende, onde serão distribuídos laços e balões rosa aos clientes dos estabelecimentos comerciais, bem como àqueles que circulem nas ruas da cidade. As ruas serão ornamentadas com a cor rosa, e os comerciantes convidados a decorar as suas montras com alusão a esta causa e cor. Pretende-se, assim, levar a cabo uma campanha de consciencialização dirigida à população, em particular às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama. O nome desta campanha remete à cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o cancro da mama.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Augusto e Lucinda um amor à moda antiga

Republicação
Clique na imagem para ampliá-la(no artigo para ampliá-lo) e ter a sua leitura facilitada.
Quinzenário regionalista e informativo
Director: Paulo Gonçalves
Leia, aqui!

"ENSAIO URBANO: ESPOSENDE DE VILA A CIDADE - PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO."