sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ESPOSENDE Iº

ESPOSENDE Iº Observamos o após Bota-a-Baixo do ESPOSENDE Iº
Todos os direitos reservados
Contribuição/Acervo fotográfico: António Pinto
Tipo: Lugre-Patacho
Início da construção: 14 a 21/10/1917
Estaleiros: Esposende
Construtores: Modelo delineado pelo construtor José Linhares e construido por Domingos C. Ferreira & Filho
Lançamento à água: 24 de Junho de 1918
Tonelagem de deslocamento: 1.300 toneladas
Proprietários: Empresa de Navegação de Esposende
Capitão: Desconhecido
Destino: Viagens de longo curso
Observações: Este navio tinha de comprimento (quilha limpa) 173 palmos, de boca 43,5 e de pontal 21,5. De popa a proa media mais de 213 palmos. Foi dos maiores navios construídos em Esposende e os jornais da época noticiaram que mais de 10.000 pessoas assistiram ao bota-a-baixo. Saíu a barra a reboque do vapor Douro. Naufragou a 12 de Fevereiro de 1919 junto à costa francesa, tendo morrido apenas 1 homem. A restante tripulação foi salva por uma barca que navegava próximo.
Fonte: AMÂNDIO, Bernardino. Estaleiros Navais de Esposende e Fão nos Séculos XIX e XX. Esposende: ed. Câmara Municipal de Esposende, 1989.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Esposende TV

Em primeiro lugar, parabéns. A transmissão foi "nota mil", perfeita. A imagem e o som são de altíssima qualidade. As reportagens de rua foram muito boas e as imagens do nosso concelho foram um deslumbre. Na minha modesta opinião a primeira emissão não teve nada de "experimental" e já foi a primeira de muitos SUCESSOS que virão pela frente.

"Debate Legislativas: Forças Políticas medem forças." Parte II





O grande vencedor do debate "foi Esposende"
Parabéns pelo alto nível empreendido pelos candidatos.

"Debate Legislativas: Forças Políticas medem forças."




A transmissão em directo(ao vivo) via internet do debate foi perfeita.

Cumprimento o mediador, Paulo Gonçalves, pela excelente condução do debate.