O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Silva, e a Vereadora da Educação e Cultura, Paula Cepa, receberam a Junta do Núcleo “Cego do Maio”, estrutura centenária que integra os agrupamentos de escuteiros dos concelhos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende.
Durante o encontro, o Presidente da Câmara manifestou a sua satisfação por este momento de proximidade institucional, sublinhando a importância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo junto das crianças e jovens. Carlos Silva destacou «a relevância da promoção de valores como a solidariedade, a responsabilidade, o respeito pelo próximo e o compromisso com a comunidade», considerando que estes princípios «são determinantes na formação de cidadãos mais conscientes e participativos».
O autarca referiu ainda que esta visita permitiu dar a conhecer o conjunto de atividades desenvolvidas, evidenciando o espírito de serviço, dedicação e cidadania que caracteriza o movimento escutista. Na ocasião, Carlos Silva reiterou a total disponibilidade do Município de Esposende para continuar a acompanhar e apoiar, dentro das suas possibilidades, a missão educativa e social do escutismo.
O Núcleo «Cego do Maio» integra 17 agrupamentos locais dos concelhos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende, sendo coordenado por uma Junta de Núcleo, responsável pela gestão e implementação das políticas gerais e setoriais do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Recorde-se que, no final do ano de 2000, por deliberação da Junta Regional de Braga, os agrupamentos do Arciprestado de Esposende passaram a integrar este Núcleo, que adotou a designação de Núcleo «Cego do Maio» da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende.
