"Voz Desportiva do Jandirinha”
Carlos Manuel de Lima Barros
A.F. Braga – Liga bigONE Pró – Nacional
Jornada 17 – 2025/26
A. D. Esposende 1
Marinhas 1
Natal, é momento de partilhar (pontos…)
Numa tarde, chuvosa e desagradável , no seu Estádio Padre Sá Pereira, o Esposende (ADE) cedeu um empate a um golo com o seu vizinho Marinhas que ocupa uma posição ingrata na tabela classificativa, permanecendo nas “fronteiras” da zona da despromoção enquanto que a ADE ocupa a sétima posição, num lugar relativamente confortável com 28 pontos conquistados.
Miguel Monteiro abriu o ativo, logo no início do jogo e só nos derradeiros minutos , o avançado esposendense Vinicius Lopes conseguiu marcar o golo, num forte remate , batendo Ricardo Pinha após a bola ter embatido num defesa marinhense.
Este jogo era de grande espectativa e perspetivava-se um duelo emocionante, o que se veio a verificar, com estas duas equipas a proporcionarem muita disputa de bola num terreno muito escorregadio, impróprio para a boa prática do futebol apesar de muito empenho dos atletas que foram “bravos” a defenderem os seus clubes.
Numa abordagem ao historial dos duelos entre o Esposende e o Marinhas, disputaram-se 22 jogos com 8 vitórias da ADE, e nove vitórias do Marinhas, havendo cinco empates e no Estádio Padre Sá Pereira, a ADE venceu cinco vezes o seu opositor, sofrendo três derrotas e cedeu três empates como se pode depreender, foram sempre jogos equilibrados entre estas duas equipas do concelho de Esposende.
Deve-se realçar, que tem havido, ao longo destes últimos anos, muito “fair play” entre as massas associativas e no campo, há sempre aquele natural despique e agressividade, sem violência.
O Esposende, neste Pró-Nacional, tem um dos piores ataques, obtendo apenas 23 golos , em “irmandade” com as equipas do Berço e do Marinhas, (23 golos) daí a necessidade de afinarem, no futuro, as suas pontarias à baliza…
Na próxima jornada o Esposende recebe o Sandinenses com 27 pontos, menos um ponto que o Esposende e pode-se inferir que irá ser um jogo muito difícil para a ADE para a conquista dos tão almejados 3 pontos e Esposende tem a “sede da vitória” e a equipa de Sérgio Campos, jovem técnico da ADE, tem de redobrar esforços para ultrapassar o Sandinenses que, na primeira volta, foi vencido pela ADE por uns claros 3-1.
Os “Ultras Lobos do Mar” , continuam a ser o 12º jogador do Esposende, com apoio da massa associativa esposendense que tem sido incansável a apoiar a equipa , sem esquecer os “Lobinhos do Mar” que também encantam com os seus cânticos, estimulando os atletas da nossa cidade .
Outros resultados das equipas do Concelho de Esposende:
Pró-Nacional:
U.D. Vila Chã 0 Santa Maria 3
Divisão de Honra da AFB-série A
Jornada 13
Forjães 1 Porto D´Ave 1
Na próxima jornada teremos um duelo interessante : A.D. Ninense – Forjães
Entre o 1º Classificado (Ninense 30 Pontos) e o segundo, o Forjães ( 25 pontos)
1ª Divisão da AFB- série A
jornada 10
Tadim 6 Estrelas de Faro 0
Fão 0 Realense 0
Sequeirense 4 Antas F.C 1
4º lugar Fão…….19 pontos
8º “ Antas….15 “
11º “ E. Faro. 08 “
Corroboro os parabéns à Direção da ADE pelo excelente trabalho que está a efetuar e a desenvolver e, naturalmente, aos seus atletas, técnicos e restante “staff”. É justo e oportuno, enaltecer o excelente trabalho e o sucesso desportivo do futebol feminino do Esposende, a participar no campeonato da IV Divisão Nacional, assim como no maravilhoso trabalho efetuado no âmbito da Formação-futebol masculino e feminino-, não esquecendo o voleibol.
Ansiamos a continuidade desta Direção apesar das dificuldades financeiras, penso eu, que presentemente atravessa e que não é fácil ultrapassar esta situação. O ato de desistir, seja em que setor for, implica fragilidade e défice de resiliência sabendo que, este termo muito “em voga”, significa a capacidade de adaptar-se, de superar e recuperar-se de adversidades, problemas, pressões ou mudanças, transformando as experiências/situações negativas, em CRESCIMENTO, visando o equilíbrio emocional num contexto de soluções e conexões sociais e culturais. Que me desculpem a esta incursão de cariz sociológico e com pintadas de Psicologia já que o vocábulo RESILIÊNCIA merece esta explicação, penso que elucidativa para os nossos leitores.
Corroboramos os nossos agradecimentos ao jornal “Farol de Esposende”, - 35 anos de vida- ao seu distinto Diretor Nogueira, pela cobertura, apoio e divulgação que tem dado ao longo destes anos, à ADE/ESC, divulgando as informações desportivas relacionadas com a ADE, assim como, de outros clubes do nosso concelho de Esposende.
A V.D.J. esteve presente nesta efeméride, realizada no Museu Marítimo de Esposende- Fórum Esposendense-onde foi realçado e justamente, os 35 anos de vida deste jornal de Esposende-Farol de Esposende- relevando-se o empenho extraordinário do seu Diretor, Dr. Nogueira Afonso e a sua equipa, pugnando pela continuidade deste jornal, o que não tem sido fácil
Parabéns ao C. F. de Fão, nascido a 25 de dezembro de 1957 e , felizmente , está de regresso, - equipa senior-, à competição, regressando à Formação de jovens atletas, sem esquecer o hóquei em patins, com um lindo historial.
O Varzim, com os seus 110 anos, merece os nosso cordiais parabéns com votos de sucessos desportivos.
Despeço-me com um fraternal abraço para os nossos leitores da VDJ, sendo este um espaço reservado essencialmente às atividades desportivas da ADE, não descurando os outros clubes do nosso Concelho de Esposende, como já foi referido em edições anteriores.
Uma prenda desportiva para o meu/nosso sapatinho: A continuidade desta direção da ADE e o sucesso desportivo do Esposende, no futebol-masculino e feminino-, e no voleibol…
Vamos conquistar novos associados, numa campanha de sócios, para engrandecer a ADE e difundir o nome de ESPOSENDE por todos os recantos do nosso Distrito/País porque a nossa história desportiva assim o exige.
Um abraço de solidariedade à família do ex-Presidente Zé Rego, recentemente falecido, assim como a muitos outros ex-atletas , ex-dirigentes e associados do ESC/ADE que já “partiram”!
Feliz Natal para todos e Boas Festas, “nutridas” com saúde e harmonia.
Esposende, 25 de dezembro de 2025
V.D.J.
Carlos Manuel de Lima Barros