quinta-feira, 27 de novembro de 2025

“Mãos que Veem” – Experiência sensorial e inclusiva assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Esposende

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, o Município de Esposende promove a iniciativa “Mãos que Veem”, uma ação sensorial, inclusiva e profundamente ligada ao património cultural do concelho.

A atividade tem como propósito sensibilizar a comunidade, valorizar a diversidade sensorial e estimular formas alternativas de vivenciar o património, reforçando o compromisso municipal com a inclusão e a participação plena de todos os cidadãos.
Em parceria com a Escola Profissional de Esposende, o período da manhã será orientado para a descoberta de tradições gastronómicas do concelho.

Os participantes serão convidados a “meter as mãos na massa”, explorando texturas, temperaturas e formas associadas à confeção de produtos típicos da padaria local.
Esta atividade permite uma ligação direta às raízes culturais da região, despertando os sentidos e oferecendo uma experiência acolhedora, participativa e inclusiva.
Durante a tarde, a iniciativa decorre no Centro Interpretativo do Junco, onde os participantes terão contacto direto com esta técnica artesanal identitária do território.
Será possível moldar, entrelaçar e transformar o junco, estimulando profundamente o sentido do tato e promovendo uma experiência criativa que dá a conhecer uma das marcas do artesanato local.
A iniciativa “Mãos que Veem” integra uma oferta cultural e criativa que envolve a comunidade local e a comunidade escolar, promovendo o contacto sensorial com o património e reforçando laços sociais.
O Município de Esposende destaca, desta forma, o seu compromisso com um território inclusivo, onde todos podem participar e usufruir das atividades culturais.
Reconhecendo o crescente valor do turismo, o Município tem vindo a afirmar-se enquanto destino mais inclusivo, proporcionando condições para que todos possam experienciar o território.
O conceito de Turismo Acessível ou Turismo para Todos constitui uma dimensão central de responsabilidade social e sustentabilidade, refletida no Plano de Ação do Turismo 2023-2027.
Esposende reforça esta visão estratégica ao assumir o Turismo Acessível como uma diferenciação positiva do destino, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
As inscrições são gratuitas e limitadas até ao dia 30 de novembro, através do email turismo@cm-esposende.pt
Esta iniciativa encontra-se integrada no Plano de Ação do Turismo de Esposende 2023-2027.