quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos manifesta apreensão com o Campo da Educação e da Formação de Adultos com extinção da ANQEP no âmbito da reorganização do Ministério da Educação

 APEFA manifesta preocupação com a reorganização do Ministério da Educação


APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos- Aprendências, informa que enviou ao Senhor Ministro da Educação o seu Comunicado oficial,Reforma, Reorganização do Ministério da Educação. Em defesa do campo da Educação e Formação de Adultos em Portugal, no qual expressa a sua profunda preocupação face à anunciada extinção da ANQEP e à reorganização dos serviços e instituições do Ministério da Educação.

A APEFA alerta para as potenciais consequências negativas destas medidas no campo da Educação e Formação de Adultos, sublinhando a importância de manter uma estrutura dedicada e estável para a promoção da qualificação da população adulta.

Esta tomada de posição surge no seguimento de um historial de sucessivas mudanças institucionais neste setor, desde a criação da ANEFA em 1999, passando pela DGFV, ANQ, ANQEP e agora, novamente, um cenário de indefinição.

A APEFA solicitou, com caráter de urgência, uma reunião com o Senhor Ministro da Educação, apelando à clarificação das orientações políticas e operacionais para este domínio estratégico. Reitera ainda a necessidade de reforçar, e não enfraquecer, as políticas de educação ao longo da vida e de sensibilizar a população adulta para aderir à Aprendizagem ao Longo da Vida, como preconizado na Iniciativa Nacional Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias – SMAL 2025.