Comemoração acontece no 3.º aniversário das novas instalações do Arquivo Municipal
O Município de Esposende, através do Arquivo Municipal, vai comemorar os 40 anos do Serviço de Arquivo da Câmara Municipal de Esposende, no próximo dia 16 de julho, data que assinala também o 3.º aniversário das novas instalações.
Após o 25 de abril, e por imperativos da legislação vigente, a administração autárquica sofreu grandes mudanças. Assiste-se à necessidade do aperfeiçoamento e modernização da administração autárquica, através da formação dos seus trabalhadores e da reestruturação da organização e funcionamento dos serviços técnico-administrativos, que pressupôs alterações nas orgânicas municipais e informatização. Neste contexto, nasce, em 1985, o Serviço de Arquivo, enquanto setor orgânico, que mantém nas suas funções a preservação e guarda de toda a documentação acumulada do Município, perpetuando, assim, a memória desta evolução.
A comemoração da efeméride contará com dois momentos marcantes, que ocorrerão na sessão a decorrer nesse dia, a partir das 18h00, no Arquivo Municipal. Assim, terá lugar a abertura da exposição “40 anos de Serviço de Arquivo: Evolução da Gestão de Informação Municipal”, onde os visitantes poderão encontrar as peças e documentos criados e operados pelos trabalhadores do Município, que constituem testemunhos dos desafios e vivências da evolução tecnológica e organizacional dos serviços municipais. Especial destaque para o primeiro computador adquirido em 1984 para os Serviços Municipalizados, máquinas de escrever, carimbos e chapas identificadoras, assim como documentação produzida.
Outro momento importante será a viagem emocionante pelas memórias e testemunhos de antigos e atuais trabalhadores da Câmara Municipal. Num regresso ao passado, através de um encontro de memórias, serão abordados o período e os desafios da grande revolução que foi a passagem do formato analógico para o digital.
Instalado no antigo posto da GNR de Esposende, desde 16 de julho de 2022, o Arquivo Municipal compreende e unifica documentação de natureza administrativa e histórica proveniente dos diferentes serviços municipais e de outros organismos do concelho. Destacam-se, portanto, na sua ação, as seguintes atividades: recolher, selecionar, inventariar, preservar, tratar e difundir a documentação sob a sua custódia; disponibilizar a documentação para consulta, reprodução, empréstimo e leitura por parte da comunidade em geral e dos serviços; e fomentar a divulgação e difusão do acervo documental, através de atividades de índole sociocultural. Possui, também, um portal, disponível no endereço
https://arquivo.cm-esposende.