Liliana Pinto, Sabrina Guerreiro; textos de José Paulo Leite de Abreu. Templo do Senhor Bom Jesus de Fão. Braga: Instituto de História e Arte Cristãs – Museu Pio XII, 2009. 95 páginas. ISBN 978-989-95510-8-4.
Este volume resulta de um projeto de investigação e inventariação do património artístico da Arquidiocese de Braga, coordenado pelo Professor Doutor José Paulo Leite de Abreu, investigador do Instituto de História e Arte Cristãs, com autoria de Liliana Pinto e Sabrina Guerreiro, historiadoras de arte.
A obra centra-se no estudo do Templo do Senhor Bom Jesus de Fão, oferecendo uma abordagem da sua história, arquitetura e património. Estruturado em cinco partes, o livro inicia-se com uma contextualização histórica do templo, seguida de uma cronologia dos acontecimentos mais significativos. Apresenta ainda plantas do edifício, uma descrição da Casa das Alfaias da Irmandade do Bom Jesus e uma síntese do inventário, dividido em escultura, pintura, têxteis e ourivesaria. O volume conclui com uma bibliografia de referência, que foi essencial para a elaboração do livro e de extrema importância para quem pretenda aprofundar o tema.
Da cronologia merece destaque o ano de 1711, quando foi assinada uma provisão por D. João V, determinando a cobrança de um imposto sobre o vinho vendido nas tabernas de Fão, com o intuito de financiar as obras do novo templo, iniciadas em 1710. Outro marco relevante teve lugar entre 1829 e 1874, período durante o qual, devido ao soterramento da antiga Matriz pelas areias, a Igreja do Bom Jesus passou a assumir essa função. Em 1871, na sequência de um pedido da Irmandade, o templo foi elevado à categoria de Capela Real.
O principal propósito da publicação é o de documentar, preservar, valorizar e divulgar o património religioso e artístico associado ao Templo, tornando-o conhecido à comunidade local como a investigadores da história da arte sacra.
Uma leitura recomendada para todos os que se interessam pelo património religioso, pela história da arte e pela memória cultural de Fão.