terça-feira, 8 de julho de 2025

Comunicado PSD de Esposende

Comissão Política do PSD de Esposende comunica que o PSD retira a confiança política ao eleito pelo PSD, Valdemar Faria - presidente da Junta de Freguesia de Apúlia e Fão.


Esposende, 7 de julho de 2025

Depois da tomada de posição pública por parte de Valdemar Faria, de avançar com uma candidatura contra o PSD de Esposende, vimos pelo presente, em total harmonia com os princípios e valores que norteiam este partido, repudiar de forma veemente o teor dessa comunicação.


A tentativa de justificação que Valdemar Faria, eleito em 2021 pelo PSD como Presidente da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, procura fazer com a carta aberta que dirigiu às populações de Fão e Apúlia, é demonstrativa da total falta de verdade que tem demonstrado ao longo dos últimos meses, assumindo agora, publicamente a sua incoerência e falta de consideração por quem nele confiou e nele votou.


Numa lógica de continuidade, os Presidentes de Junta em funções, eleitos pelo PSD, foram convidados a serem recandidatos pelo partido às eleições do próximo mês de outubro.



Não é por isso verdade que Valdemar Faria tenha recusado ser candidato do PSD às eleições do próximo dia 12 de outubro. Valdemar Faria aceitou o convite que lhe foi endereçado e assumiu o compromisso da sua recandidatura com os responsáveis do PSD de Esposende no passado mês de janeiro.


Que outros valores ou interesses, que não os de servir a população de Apúlia e Fão, o terão levado a alterar a sua posição e aceitar pertencer a um movimento independente? Porque não assume publicamente que interesses são esses?



Ao longo do mandato que agora chega ao fim, o Presidente de Junta nunca soube caminhar sozinho. Dependente da sua equipa, que não o acompanha nesta decisão unilateral, e da Câmara Municipal, limitou-se a uma intervenção política de confronto permanente, sem ideias e de dependência total da iniciativa da Câmara Municipal para, por ele, cumprir com as suas obrigações.



É mentira que a Câmara Municipal não tenha apoiado a Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão. No atual mandato, entre 2021 até à presente data, a Câmara Municipal investiu em Apúlia e Fão, mais de 1,1 milhões de euros dos quais mais de 640 mil euros em apoios excecionais, diretos e indiretos. Sendo que o investimento em obras nas duas freguesias traduziu-se num montante superior a 5 milhões de euros, perfazendo no total um valor superior a 6,1 milhões de euros aplicados na União de Freguesias de Apúlia e Fão. O Município esteve, por isso, sempre presente no apoio à gestão da Junta de Freguesia, quer financeiramente, quer administrativamente.



Sobre a Desagregação das Freguesias, alheou-se de todo o processo e não fosse a persistência da Câmara Municipal e o empenho do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, Apúlia e Fão manter-se-iam administrativamente agregadas e não estaríamos hoje com a garantia de que a autonomia das duas Freguesias fosse reposta.


Não nos revemos nesta forma de fazer política. Estes não são os valores da Social Democracia.


Esta não é a forma como o PSD atua ou trata os seus eleitos e as pessoas que em si confiaram.


Por conseguinte, o PSD de Esposende retira a confiança política a Valdemar Faria, por não lhe reconhecer mérito para continuar a merecer o apoio no mandato que agora termina, devendo este, ainda, considerar apresentar a sua demissão, à semelhança de outros, uma vez que já não preenche os requisitos mínimos de respeito democrático e representação de todos aqueles que o elegeram.




A Comissão Política do PSD de Esposende